ATUALIZANDO VOCÊS ;)

abril 22nd, 2014 por Renata Merlino

Como já faz um tempinho que não posto aqui, vim contar que em no máximo 30 dias todo o layout do blog será mudado e eu tenho bastante conteúdo acumulado pra passar pra vocês! tem bastante novidade, vocês vão curtir!

O endereço permanecerá o mesmo mas haverão vários recursos importantes que vão deixar mais fácil o nosso bate-papo.

Mas eu já estava com saudade desse nosso espaço, então vou deixar as últimas receitinhas que postei no facebook e também os últimos livros que tenho lido, só pra saberem o que ando fazendo da vida! :D

Olha esse muffin, vocês não acreditam como ele fica macio! Estive no curso de culinária fit da Thais Massafera e essa receita é dela, bem prótéica para os praticantes de atividade física ou para quem está fazendo uma dieta low-carb:
3 claras + 2 ovos
150grs de batata doce cozida
2 scoops de whey protein de cookies and cream
2 scoops de adoçante culinario
1 colher de chá de fermento
1 xícara de gotas de chocolate meio amargo

Bater todos os ingredientes no liquidificador e deixa por ultimo as gotas.
Muito bom, amei

Outra receita bacana, é essa vitamina. Sou fã dos shakes e smoothies e esse é uma versão menos calórica e mais desintoxicante:
- 1 colher de sopa de mirtilo
- 1 colher de sopa de framboesa
- 1 fatia fina de abacaxí
- 1/2 pote de iogurte desnatado
- 1 colher de sopa de farinha de côco
- 1/2 copo de água
Bate tudo no liquidificador!

Quanto aos livros, os últimos da minha estante são esses. Ambos falam sobre o glúten e seus “poréns”, bem interessante a leitura!

Depois me contem se gostaram!

Por hoje é isso, agradeço todas as visitas diárias mesmo sem minhas atualizações com frequência e aguardo vocês no novo blog e ainda terei uma fan page no face toda personalizada! :)

Até lá podem me adicionar no facebook (Renata Merlino) ou se precisarem falar pelo telefone/whats app, me contactem no (12)99739-4441.

Tenho outra novidade inclusive, a partir desse mês, estarei atendendo também em Caraguatatuba no litoral norte! em breve posto o endereço certinho!

Um abração e até mais!!

;)

BROWNIE SEM GLÚTEN – revisado

junho 17th, 2013 por Renata Merlino

Publiquei essa receita há dois anos atrás mas revisei-a pra deixar mais prática e igualmente gostosa! Rende cerca de 4 pedaços. Apreciem com moderação :D

Ingredientes

100grs de chocolate 50 a 70% cacau derretido previamente

2 col (sopa) de nozes ou amêndoas ou macadâmias picadas

2 ovos caipiras orgânico ou 2 colheres de sopa rasa de semente de chia hidratada (opção vegana)

2 col (sopa rasa) de açúcar mascavo ou demerara orgânico ou adoçante para forno e fogão (opção diet)

1 a 2 col (sopa) de creme de arroz ou de farinha preparada sem glúten

1/2 copo de leite de soja ou de arroz ou de côco

1 col (chá) de fermento em pó

Pode bater tudo na mão mesmo. Primeiro os ovos, depois o açúcar, o leite, o creme de arroz e por último o chocolate e o fermento.

A calda é super simples e nesse eu fiz de framboesa mas pode trocar por outra fruta sem problema. Aqueça a quantidade de framboesa que preferir e o açúcar ou mel ou frutose também é a gosto. Engrosse a calda mas não deixe as framboesas despedaçarem, para isso não mexa enquanto ferver. Essa fruta é riquíssima em antioxidantes e a receita toda acaba sendo bem saudável e chique. Boa pra fazer para alguém especial! ;) Olha que coisa bonita:

Os ingredientes especiais e diferentes nessa receita não modificam sabor nem a estrutura do bolo. Pode fazer e depois me conta! Já testei em todas as versões, vegana, zero açúcar ou sem glúten e todas dão certo.

Boa semana!

por Renata Merlino

PANQUECA DE BANANA – Zero açúcar, Glúten e Lactose

fevereiro 1st, 2013 por Renata Merlino

Já estou devendo receitinhas novas pra vocês faz tempo né? Mas não desanimem, eu tardo mas não falho! ;)

Essa sou fã assumida de panquecas de todos os jeitos e na minha dieta atual tenho evitado açúcar pra deixar de lado esse vício tão prejudicial pra nossa saúde! Por isso, com essa receita e as outras que costumo postar zero açúcar, torço pra que vocês se inspirem a deixar esse veneninho de lado também! combinado?

Ingredientes

- 1 ovo batido com o garfo

- 1 banana nanica amassada

- 2 colheres de sopa cheia de farinha de banana verde

- 2 colheres de sobremesa de farinha de arroz

- 2 colheres de sobremesa de adoçante sucralose ou frutose

- 2 colheres de chá de mel ou agave

- 1 colher rasa de sobremesa de ghee ou óleo de côco ou de canola

- 1 colher de café de fermento em pó

- canela à gosto

- leite de soja para deixar mais líquida a massa, caso queira

- mel e canela para colocar por cima (a gosto)

Misture tudo com uma colher ou bata no liquidificador se não quiser pedacinhos de banana. Doure dos dois lados numa frigideira anti-aderente sem colocar gordura mesmo. Rende mais ou menos 4 a 5 porções dependendo do tamanho da panquequinha. Dá uma olhadinha:

Eu gosto muito dessa panqueca porque fica bem fofa, como um pancake – tipico das receitas feitas com farinha de banana verde – que além dessa propriedade, também é um importante alimento funcional regulador do intestino.

Aproveitem! :)

por Renata Merlino

BOLO DE BANANA INVERTIDO, sem açúcar!

julho 6th, 2012 por Renata Merlino

Já fez um bolo invertido sem aquela caldinha cheiaaa de açúcar? Nós sabemos que comer essas preparações sempre não é nada bom pra nossa saúde e foi pensando nisso que eu desenvolví essa receita. Aproveitem a dica!

Ingredientes

- 1 banana nanica grande, madura, amassada com o garfo

- 1 xícara de creme de arroz

- 1 xícara de fécula de batata

- 1 xícara de adoçante para forno e fogão

- 3/4 de xícara de mel

- canela em pó à gosto

- 2 ovos caipira batido com o garfo

- 1/2 xícara de óleo

- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Misture tudo numa vasilha e se precisar, adicione água pra dar ponto. Reserve uma forma pequena de furo no meio, cubra o fundo com mel e canela e rodelas de banana. Coloque a massa por cima e asse por cerca de 20 a 30 minutos.

O bolo é total isento de açúcar, glúten e laticínios. Leve pra digerir e muito gostosa! Olha a carinha:

Não fica lindo?

Bom fim de semana!

por Renata Merlino

MUFFIN DE CHOCOLATE DIET (sem glúten, sem leite)

junho 19th, 2012 por Renata Merlino

E já que falamos de chocolate no post anterior, sugiro aqui essa versão mais saudável, mais leve e igualmente saborosa de muffin!

Ingredientes (para 12 unidades)

- 2 ovos batidos com o garfo

- 1 xícara de creme de arroz

- 1/2 xícara de fécula de batata

- 1/2 xícara de chocolate ou cacau em pó

- 1 xícara de adoçante para forno e fogão

- 3/4 xícara de gotas de chocolate

- 2 colheres de sopa de manteiga derretida

- menos de 1/2 xícara de óleo

- extrato de baunilha à gosto

- 1 colher de sopa rasa de fermento em pó

Misture tudo isso numa vasilha, deixando o fermento por último. Forre 12 forminhas para cupcake e asse em forma própria. Depois é só curtir a receitinha de além de gostosa é também mais fácil de digerir!

Veja como fica bonito:

Muito legal né? Boa receita para diabéticos e para quem faz dietas com restrição ao glúten ou lactose.

por Renata Merlino

BOLO DE FRUTAS SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR

abril 25th, 2012 por Renata Merlino

Já faz um tempinho que a base da minha alimentação é vegana então venho testando algumas receitas de bolo sem ovos e também sem glúten. É um tanto desafiador visto que as massas sem glúten costumam ser um pouco mais pesadas que as de trigo mas mesmo assim, os testes tem dado certo!

Esse bolo de frutas não fica tão doce quanto se costuma comer os outros mas eu gostei. De qualquer modo você pode adicionar mel na massa ou por cima depois de assado, caso queira algo mais docinho. Vamos a receita:

Ingredientes
- 1 maçã picada
- 1 banana nanica madura picada
- 1 xícara de uvas passas
- suco de 2 laranjas
- 1 xícara de farinha de arroz
- 1/2 xícara de fécula de batata
- canela à gosto
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 1/2 xícara de mel (opcional)

Misturar tudo e assar numa forma pequena de bolo inglês ou com furo no meio. Por cima eu coloquei mel e canela. Fotinho:

Ficou bem bonitinho né? É uma boa receita para quem tem diabetes se não adicionar o mel e também ótima opção para crianças e adultos que sofrem de intolerância à glúten, lactose ou alergia à ovos.  Minha última dica é que espere esfriar um pouco pra cortar e comer, assim ele fica mais firme.

por Renata Merlino

MACADÂMIA COM CHOCOLATE

fevereiro 24th, 2012 por Renata Merlino

Esse petisquinho é mega fácil de fazer e se você for comprar por aí, vai com certeza sair mais caro. Mas além de fácil ele carrega o benefício de ser de baixo índice glicêmico, rico em gorduras insaturadas e antioxidantes do chocolate. E cá entre nós, chocolate deixa tudo mais gostoso né?? Então segue a receita, difícil, difícil…… : )

Ingredientes

- 50grs de macadâmias sem sal (as inteiras ficam mais bonitas e num tamanho bom de morder)

- 100grs de chocolate 70% cacau (eu usei o Chocolife por causa das qualidades nutricionais, dá uma olhadinha lá http://www.chocolife.com.br/produtos )

Muito simples, só derreter o chocolate e banhar as macadâmias nele. Eu deixei o chocolate mais grosso, sem derreter tanto pra dar um efeito mais crespinho, com mais chocolate sabe? Mas se quiser deixar lisinho é só acrescentar água pra ele ficar mais mole. Depois de banhados eu deixei repousar na geladeira em cima de um prato forrado com papel alumínio mas também pode ser o manteiga. E o resultado foi um só:

Fala se não é uma coisa bonita e apetitosa, além de saudável! Um ótimo benefício desse lanchinho é promover saciedade por causa das boas gorduras, então curte e aproveita! Isso aqui também é muito legal pra servir as visitas não acham? Chique a beça! Adorei!

Bom fim de semana!

por Renata Merlino

SHAKE PROTÉICO – Com chocolate e Óleo de Côco

fevereiro 7th, 2012 por Renata Merlino

Esse shake é especial pra quem quer ou precisa ganhar massa magra. A whey protein (proteína concentrada do leite) é muito versátil, podendo ser utilizada inclusive para perda de peso mas não na forma desse shake por ser mais calórico. No entanto, eu sempre digo que quantidade é tudo! Se a pessoa está tentando perder peso mas tomar metade da receita que eu colocar aqui e isso substiuir um lanche da tarde por exemplo, não acredito que seria um problema. Esse concentrado de proteína é bem conhecido no meio de quem faz exercício físico mas a principal função dele é manter ou aumentar a massa muscular ou seja, dependendo da forma que for usada, pode ser muito útil também aos idosos que naturalmente perdem mais músculo e massa óssea com o tempo.

Vamos aos ingredientes!

- 150ml de leite de baixa lactose
- 150ml de água gelada
- 2 colheres de sopa de farelo de aveia
- 1 medida de whey protein isolado
- 30grs de chocolate 50% cacau da Chocolife®  (é gostoso e possui ingredientes saudáveis)
- 2 colheres de sopa de óleo de côco virgem do Dr Orgânico®
 

Bata tudo no liquidificador e acrescente gelo se preferir. Ficou uma delícia!

Rende cerca de 400ml. Sugiro tomar após treinos realizados durante o dia. O óleo de côco tem múltiplos benefícios pra saúde mas aqui nesse shake  ele tem a função de diminuir o índice glicêmico da refeição e fornecer energia.

Bom proveito!

por Renata Merlino