O QUE MUDA NA DIETA APÓS A COLECISTECTOMIA

julho 14th, 2011 por Renata Merlino

Colecistectomia é o nome dado a cirurgia para retirada da vesícula. Esse órgãozinho situado logo abaixo do fígado tem uma função extremamente importante que acaba sendo subestimada muitas vezes pelas pessoas. A vesícula armazena a bile secretada pelo fígado quando não estamos comendo nada a fim de estarmos sempre prontos para digerir gorduras quando necessário. Essa bile funciona como um detergente natural do nosso corpo, por isso tem essa ação nas gorduras que ingerimos. Ela é formada basicamente por bilirrubina, sais (principalmente cálcio) e colesterol que é eliminado pelo fígado.

Como a nossa dieta ocidental é rica em gorduras, colesterol e cálcio, fica bem fácil de formar pedras e inflamações na vesícula e nos casos mais sérios a retirada do órgão é inevitável.

Com a cirurgia os alimentos gordurosos passam a ser mal digeridos uma vez que a reserva do “detergente” que é a bile não existe mais. Por isso é comum ver pessoas que passaram por essa cirurgia sofrerem de má digestão crônica utilizando medicamentos constantemente para esse fim. Como a bile também é responsável por neutralizar os ácidos dos alimentos que consumimos, os que são de origem mais ácida também precisam ser evitados. Vamos então listar os alimentos que não devem ser consumidos ou consumidos com frequência mínima pelas pessoas colecistectomizadas:

- LATICÍNIOS

- EMBUTIDOS

- CARNES (ESPECIALMENTE FRANGO E BOI)

- DOCES, AÇÚCARES, PÃES, MASSAS (mesmo as integrais precisam ser conumidas poucas vezes na semana)

- FRUTAS CÍTRICAS, MORANGO, TOMATE, FRUTAS SECAS

- MANTEIGA, CREMES E MOLHOS GORDUROS

- FRITURAS, CASTANHAS

- REFRIGERANTES, BEBIDA ALCÓOLICA

- ADOÇANTES, TEMPERO PRONTO

- MILHO E PREPARAÇÕES

Para adequar isso no seu dia-a-dia e equilibrar os nutrientes na sua dieta, procure um profissional especializado.

por Renata Merlino

332 comentários para “O QUE MUDA NA DIETA APÓS A COLECISTECTOMIA”

  1. Atila Novak Says:

    Realizei uma colicistéctomia há 2 anos atrás e de lá para cá tenho diarréia de repetição e meus níveis de bilirrubinas direta e indireta fica sempre acima do normal;É normal que isso aconteça?Seria apenas uma questão de erro alimentar?Se possível mande-me uma orientação,grato,Atila.

  2. Renata Merlino Says:

    Olá Atila!
    As diarréias são relativamente comuns com a colecistectomia e podem sim ser controladas pela alimentação. Quanto aos níveis de bilirrubina se passarem de 2mg já é considerado icterícia.Se esse for seu caso sugiro procurar por um hepatologista para te orientar melhor e investigar as possíveis causas do aumento.
    Uma dica:procure um nutricionista perto de você para te ajudar a restaurar a flora bacteriana intestinal porque com essas diarréias você pode ficar desnutrido e com imunidade baixa.
    Um abraço,
    Renata

  3. silvana Says:

    acabei de fazer uma colicistéctomia, gostaria de saber se preciso tomar alguma medicação ou antibiotico?

  4. Renata Merlino Says:

    Olá Silvana!
    Em relação a medicamentos, somente seu médico pode te responder isso mas te sugiro cuidar da alimentação para não ter problemas maiores, já que agora sua digestão deve ficar um pouco mais difícil.
    Um abraço,
    Renata

  5. ana paula de paiva Says:

    VOU FAZER UMA COLECISTECTOMIA DIA 15/08/12,COMO DEVO ME ALIMENTAR APÓS ESSA CIRURGIA???

  6. Renata Merlino Says:

    Olá Ana Paula, seja bem – vinda!
    Esse post dá essas informações para você mas caso queira algo mais específico, busque um nutricionista para ajudá-la, tudo bem?
    Um abraço,
    Renata

  7. Mariana Says:

    Olá, fiz a colecistectomia em Abril desde ano e emagreci mais de 5 kg depois desta cirurgia e não tive nenhum quadro de diarreia e eu gostaria de saber se é normal, pois todos com quem conversei me falaram que eu tereia diarreias frequentes depois da retirada da vesícula, unica coisa que sinto é má digestão ao ingerir massa, como pães e bolos, por exemplo. E me disseram também que eu não poderia mais beber nada com álcool, é verdade?

  8. Renata Merlino Says:

    Olá Mariana, seja bem-vinda!!
    Algumas pessoas tem mesmo diarréias frequentes depois da cirurgia porque a digestão de uma forma geral fica comprometida. Porém, não é regra e não é anormal que você não sinta isso.
    Se você tem uma sensibilidade com massas, é provável que esteja mais intolerante ao glúten agora e isso merece atenção da sua parte para não sobrecarregar seu organismo e com isso acabar prejudicando sua imunidade. Nesse sentido, sugiro procurar um nutricionista para ajudá-la a melhorar sua digestão e absorção de nutrientes através de intervenções nutricionais com dieta e suplementação.
    Quanto ao alcool, você até poderá tomar mas com certeza será muito mais difícil ser metabolizado devido a falta da bile contida na vesícula, já que ela é o nosso “estoque” de sucos digestivos. Em grandes quantidades, ficará quase impossível seu corpo dar conta disso!

    boa sorte e se precisar de dicas mais específicas, pode me mandar via email, caso prefira ok?

    Um abraço,
    Renata

  9. Jussara Says:

    Olá, Renata! Em relação à lista de alimentos a serem evitados, tenho algumas dúvidas: laticínios desnatados podem ser ingeridos (já que não têm gordura)? Qual a explicação para se evitar a ingestão de milho? E de adoçantes? Em relação às carnes, o que fazer para substituí-las, já que muita gente não costuma comer peixe diariamente? O frango não é uma carne branca, por que não pode ser consumido (e de maneira moderada???)?
    Muito obrigada! Um abração! Fique com Deus!

  10. Renata Merlino Says:

    Olá Jussara, bem vinda!!
    Todos esses alimentos que você citou não são perfeitamente adequados a quem fez essa cirurgia porque são de difícil digestão (forçando o fígado a trabalhar mais para metabolizá-los)e são ácidos em termos de ph (fator que favorece a formação de cálculos no organismo). Não significa que você nunca poderá comê-los mas exige uma certa cautela para não serem a base da sua alimentação entende. O segredo aí é a quantidade consumida diariamente.

    Abração!!
    Renata

  11. Isabel da Mata Says:

    Após a cirúrgia, nos 1ºs dias… o que posso comer???
    Quanto a retornar as atividades normais, em quantos dias???

  12. agostinha da silva lass Says:

    Boa noite depois que retirei minha vesicula meu sangue parece sujo e grosso por qualquer motivo eu fico extremamente vermelha parece que levei um tapa bem forte isso é normal ? pelo amor de Deus me responda no meu email tá estou desesperada desde ja agradeço um abraço e fiquem com Deus

  13. Renata Merlino Says:

    Olá Isabel, seja bem-vinda!
    Em relação a dieta dos primeiros dias, sugiro que siga as orientações do seu médico e nutricionista que provavelmente irá te dar algumas dicas ainda no hospital. Normalmente, essas orientações costumam ser voltadas para o consumo de pouca comida, totalmente isenta de gorduras e baixo consumo de carnes. Também não deverá poder comer doces, refrigerante e bebida alcóolica.
    Um abraço,
    Renata

  14. Denise Says:

    oi, fiz a cirurgia, há 10 anos, tive muita diarreia e agora,e ‘té hoje continuo fazendo muitas vezes ao dia, é muito incomodo, fiz vários exames, inclusive colonoscopia 2 vezes, agora, passou de diarreia para muita dor no estomago, provocando a ida ao banheiro muitas vezes, preciso da ajuda, por favor, que devo fazer?? Obrigada pela atenção, Denise.

  15. Renata Merlino Says:

    Oi Denise, bem-vinda!
    Procure um nutricionista assim que possível para tratar sua flora bacteriana intestinal e ajudar a restaurar a formação de enzimas digestivas, com dieta e suplementação adequada à esse fim. Isso está acontecendo porque a sua digestão de gorduras e provavelmente de proteína animal é mais difícil do que para outras pessoas e a cirurgia só piorou um pouco.
    Um grande abraço e se precisar de mais alguma informação me escreva!
    Renata

  16. rosana Domingues Says:

    Boa tarde, tenho 33 anos e fiz a 2 meses atrás a retirada da vesícula, emagreci 5 kg e meu rosto está cheio de espinhas, é normal? e qto ao emagrecimento é comum?

  17. Renata Merlino Says:

    Oi Rosana, bem-vinda!
    Cada pessoa apresenta reações com a cirurgia que variam de organismo pra organismo. Como a bile tem função de digerir gorduras e a vesícula guarda o estoque dela, o seu fígado precisa trabalhar bem mais pra conseguir dar conta de uma alimentação rica em gorduras ou toxinas provenientes de açúcares, excesso de sal, álcool, agrotóxicos e aditivos alimentares. As espinhas e o emagrecimento são provavelmente por conta de má digestão e absorção de nutrientes que você tem vivido e que na verdade já tinha antes da operação. Sugiro procurar um nutricionista pra rever sua dieta e te ajudar a melhorar esse quadro com a ajuda talvez, de algumas enzimas digestivas e restauradores da flora bacteriana intestinal. No mais, leia a respeito das propriedades do chá de dente-de-leão e do vinagre de maçã pois podem te ajudar no processo.
    Boa sorte e até a próxima!
    Renata

  18. luzia cristina Says:

    Fiz a cirurgia de retirada da visicula ha 1 semana, nao consigo entender o porgque das pedras, pois sou uma pessoa que sempre tive um peso entre 55 e 56 kg nao como gorduras nem doces em excesso. Fiquei com problema na tireoide quando tive meu 1o. filho sera que isso teve influencia?

    Obrigada ,
    beijos

  19. Renata Merlino Says:

    Olá Luzia, seja bem-vinda!
    As pedras são formadas de oxalato de cálcio e colesterol e o que intensifica esse processo é o organismo funcionando em ph acidificado por alimentos com essa característica. O fator genético também a predispõe a esse ocorrido. Por isso, mesmo você sendo uma pessoa magra e não comendo em excesso, é bem possível que sua dieta tenha sido rica em laticínios e pobre em alimentos alcalinos (frutas e vegetais constituindo 60 a 70% da sua dieta).
    Quanto ao problema da tireóide, acredito que possa ter tido relação no surgimento das pedras por ter deixado seu organismo mais lento e com isso, sua digestão geral e de gorduras foi dificultada.
    Sugiro que contribua com seu fígado praticando uma alimentação mais leve e facil de ser digerida. No caso de dúvidas, busque orientação profissional ok?
    Um abração e boa sorte!
    Renata

  20. silvia andrade Says:

    fiz uma cirurgia da retirada de visicula a 1 mes tudo q como fico com o estomago ruim fiz muita estravagança limpei casa, varri ,passei pano ,lavei roupa e tive relaçao ainda estava com pontos comi tudo normal inclusive feijoada sera q isso tudo pode me prejudica sinto alguma dores leves a minha foi a vidio devo procurar um medico?

  21. Renata Merlino Says:

    Olá Silvia, seja bem-vinda!
    Para o tipo de cirurgia que você fez, realmente as suas atividades justificam as dores. Sugiro procurar sim um médico e rever a sua rotina até recuperação total.
    Um abraço,
    Renata

  22. Janaina Says:

    olá minha mãe fez a cirurgia para a extração da vesícula, e alguns dias após a cirurgia ela teve vômito muito forte e devido ao esforço para Vomitar, ela sentiu fortes dores nos pontos da cirurgia, e parece que um dos pontos vai ceder e romper, que saber até que ponto isso é normal (a região próxima ao ponto estava avermelhada)E se romper a pele e sair algo significa Infecção?

  23. viviane carlos Says:

    fiz remoção de vesícula faz uns 4 meses e qdo como algo gorduroso sinto dor no meio dos hipocôndrios? isso é normal?na parte superior.

  24. Adriana Lopes Says:

    tem alguma medicaçao natural pra quem faz cirurgia de vesicula eu fiz a 2 anos mas o alimento da noite as vezes nao tem uma boa digestao. O que devo comer a noite? Deus te abençoe

  25. Salvador Aleixo Says:

    Fiz a cirurgia da retirada da versicula há 40 dias e voltei jogar bola,quais os males que isso pode causar,sinto pequenas dores debaixo das costela

  26. Renata Merlino Says:

    Olá Janaina bem-vinda!
    Os vômitos podem ser comuns dependendo da dificuldade de digestão que ela possa apresentar de acordo com o que comeu. Caso os pontos se rompam, consulte um médico assim que possível para não correr o risco de infeccionar.
    Um abraço,
    Renata

  27. Renata Merlino Says:

    Viviane,
    Pode acontecer essa dor sim porque seu fígado (localizado na região dos hipocondrios) tem muito mais dificuldade de digerir gorduras do que antes da cirurgia porque está sem a “ajuda” da vesícula. Evite alimentos gordurosos e de dificil digestão.
    Um abraço,
    Renata

  28. Renata Merlino Says:

    Adriana,
    Especialmente para quem realizou a colecistectomia eu não indico comer qualquer coisa após as 20 horas. No entanto, um nutricionista que tenha conhecimento em suplementação poderá te indicar ácido clorídrico diluído a 5%, cápsulas de alcachofra, vinagre de maçã e extrato de dente-de-leão – todos eles te ajudarão muito na boa digestão da noite e também do dia!
    Deus te abençoe em dobro!
    Renata

  29. Renata Merlino Says:

    Salvador,
    Provavelmente as dores são resultado de cicatrização pendente no local da cirurgia. Procure seu médico pra discutir o prazo ideal para voltar a fazer exercícios e cuide muito bem da alimentação para não sobrecarregar o fígado.
    Um abraço,
    Renata

  30. cristina Says:

    eu fiz a retirada da visicula a 1 semana e sinto mutas dores as costas,na barriga sra que podde ser gases e tbem estou com o intestino muito preso e normal?

  31. walmir Says:

    Boa tarde!

    Retirei a visicula, gostaria de saber em quanto tempo vai parar a diarreia, ja faz 14 dias e tem dia que vou ao banheiro e tem dia que não vou. Mas quando vou da diarreia mas é uma vez só.

    Gostaria de saber se tem um determinado tempo para o organismo se adptar, e essa diarreia ira passar?

    Grato.

    Walmir

  32. Renata Merlino Says:

    Cristina,
    Essa cirurgia costuma causar essas dores por causa de formação de gases sim. Deve passar em uns 10 dias. Caso isso não ocorra, procure seu médico.
    O intestino preso pode ser causado por uma má digestão. Nesse caso, sugiro procurar por um nutricionista para ajudá-la na alimentação e possível suplementação para melhorar sua digestão.
    Um abraço,
    Renata

  33. Renata Merlino Says:

    Boa noite Walmir!
    Normalmente, essa diarréia costuma melhorar em 30 dias. Porém, isso não é regra e pode variar de pessoa pra pessoa. Sugiro procurar por um nutricionista para te ajudar a regularizar a função digestiva e intestinal com auxílio de uma dieta personalizada e complementar com cápsulas que regulam a flora bacteriana intestinal.
    Um abraço,
    Renata

  34. Fernanda Teles Says:

    Oi, fiz a cirurgia de vesicula a 4 dias, sinto a minha barriga inchada,o que devo fazer? O meu medico passou uma dieta e eu estou seguindo a risca,mas mesmo assim ontem eu fiquei com a barriga inchada. O que devo procurar? Quanto tempo eu tenho que ter repouso? Quanto tempo posso voltar a academia e ter relação sexual?
    Obrigada.
    Fernanda.

  35. Jacira Says:

    Sou magra e vou realizar a cirurgia por vídeo na próxima semana. Gostaria de saber qual a probabilidade de que eu emagreça ou engorde após a cirurgia. Não gostaria muito de variar de peso.

  36. gabrielle albuquerque Says:

    Ola, pessoas que ja fizeram a remoção há alguns anos quando bebem correm risco de passar mal por conta da falta da vesicula? Beijos

  37. Renata Merlino Says:

    Olá Fernanda!
    Esse inchaço pode ser por má digestão mas essa avaliaçao só pode ser feita pessoalmente pra termos certeza. Sugiro buscar um nutricionista para adequar sua alimentação com a sua atual condição. Se sentir que tem dificuldades pra digerir de forma geral, tente cápsulas de alcachofra mas repito, uma avaliação personalizada faz-se necessária.
    Em relação a esforço físico, somente seu médico pode determinar um prazo real.
    Até mais e tenha um ótimo 2013!
    Renata

  38. Renata Merlino Says:

    Jacira,
    O peso dificilmente muda. O que muda é sua capacidade digestiva. Isso significa que talvez você não consiga comer na mesma quantidade que comia antes mas se você vai precisar realizar a cirurgia, você já não está fazendo essa digestão muito bem. Procure um nutricionista pra te ajudar numa reeducação alimentar personalizada.

  39. Renata Merlino Says:

    Ola Gabrielle!
    Correm um risco maior que outras pessoas que tem a vesícula sim. Normalmente ficam mais sensíveis à bebida alcóolica.
    Tenha um ótimo 2013!
    Beijão
    Renata

  40. André Says:

    Olá Renata ,
    Fiz a cirurgia da retirada da vesícula vai fazer 6 meses…e tenho evitado qualqr tipo de esforço fisico afim de evitar complicaçoes,ou até uma hérnia…e nesse periodo eu venho ganhando mto peso…será que com esse periodo ja é possivel eu poder me exercitar sem receio ?
    Eu nao tenho mais contato com o Dr que fez a cirurgia.
    E tbm mesmo fazendo uma pequena refeição ao dia,ja é o suficiente pra me manter com a sensação de estomago cheio pelo dia inteiro,se eu comer algo,me sinto mto mal pq fico mais cheio ainda…pq será que isso vem acontecendo?
    Agradeço desde ja …obgado.

  41. sandra silva Says:

    sou a sandra fui retirada a visicula biliar a 3 meses e nao me sinto bem tenho muitas dores mal estar e quando me enervo doi o estomago e xtou muito triste porque nao me sinto a mesma pessoa agradeço desde ja sandra

  42. Fátima Jorge Says:

    Olá! Fiz a cirurgia há quase um ano, e agora comecei a sentir dores na cirurgia sobretudo quando faço algum tipo de esforço. As vezes quando como ovos,carne de porco, leite mesmo em pouca quantia, está me fazendo mal.Me oriente por favor.

  43. Renata Merlino Says:

    Olá André!
    A melhor pessoa pra te responder sobre a possibilidade de fazer exercícios sem complicações é um gastro mas as recomendações médicas que tenho visto ultimamente é que após 30 dias, os exercicios já podem ser reiniciados.
    Em relação a sensação de estômago sempre cheio que você sente é devido a má digestão por deficiência de enzimas digestivas e também as que vinham através da bile estocada na vesícula. Recomendo que você procure um nutricionista para ajudá-lo na restauração dessas enzimas digestivas através de uma alimentação com predominância alcalina e isenta de alimentos dificeis de digerir por pelo menos 30 dias. No mais, experimente cápsulas de alcachofra e enzimas comercializadas em sachê. Devem te ajudar bem a reduzir a sensação de empachamento. Qualquer dúvida me escreva!
    Um abraço,
    Renata

  44. Renata Merlino Says:

    Sandra,
    Algumas pessoas quando fazem a retirada da vesícula apresentam sintomas como os seus. No entanto, com o tempo você deve se sentir melhor. Porém, recomendo que procure um nutricionista que trabalhe com a linha da medicina tradicional chinesa para aproveitar a ajuda também de um acupunturista. Esses tratamentos em conjunto vão te ajudar demais a adaptar seu organismo à nova condição de saúde. Fique tranquila e procure ajuda que com certeza você vai ficar bem! ;)

    Renata

  45. Renata Merlino Says:

    Olá Fátima!
    No caso das dores, busque um gastro pra investigar a origem disso com os exames médicos adequados. Quanto ao tipo de alimentação que tem te feito mal, esses ítens costumam mesmo causar esses sintomas de má digestão até pra quem ainda possui a vesícula. Sugiro fazer uma dieta desintoxicante personalizada pra seu organismo se recompor com enzimas digestivas afinal, você não possui mais o estoque da bile que te ajudava sobremaneira em digerir os alimentos mais difíceis.
    Busque ajuda profissional pra facilitar essa transição ok?

    Renata

  46. Monique Says:

    Olá, fiz a operação da retirada da vesicula tem 1 ano e 1 mes, porém tenho diarreias constantes, mesmo se não comer comida gordurosas, gostaria de saber se exixte algum tratamento para acabar com esse incomodo, pois é horrivel, esse problema me impede de trabalhar, de sair de casa e vivo a base de tomar remedios para prender! Poderia me esclarecer essa duvida?

  47. Renata Merlino Says:

    Olá Monique!
    Primeira coisa que você precisa fazer são exames de sangue e de fezes para checar qual tipo de problema exatamente que está te acometendo. Digo isso porque a retirada da vesícula pode ser apenas mais um fator que agrave as diarréias, inclusive dado a sua queixa de que ela ocorre mesmo sem comer algo gorduroso.
    Agora, independente da causa principal das diarréias, eu te sugiro evitar açúcar na alimentação, bem como massas e pães brancos e laticínios. Isso pode ao menos amenizar o problema. No mais, busque um profissional para ajudá-la a achar as causas do seu problema ok?

    Renata

  48. Edilene Says:

    Olá!
    Estou gravida de 17 semanas e retirei a vesicula tem 9 dias, graças a Deus deu tudo certo para nós dois. Estou me recuperando bem, mas meu intestino hora ta preso, hora solta demais. Minha barriga ainda continua muito grande (e não é da gravidez). Tenho muitas dúvidas com relação a minha alimentação, pois recebí uma orientação nutricional do hospital ao receber alta e praticamente se podia comer quase tudo: macarrão, feijão, carne magra, iogurte desnatado, requeijão light, inhame, cuscuz, enfim, só falava p evitar alimentos gordurosos e frituras e se possivel se alimentar de 3 em 3 hs. Estou seguindo a orientação, mas as vezes fico meio receiosa. Sinto muita fome, acho q por causa da gravidez. Gostaria de saber se posso realmente seguir a risca essa dieta ou se devo evitar determinados alimentos, pois tenho muito medo de exagerar e me prejudicar. Peço q respondaa no meu e-mail por favor. Aguardo ansiosamente!

  49. itabajara Says:

    olá,fiz a operaçao da vesicula faz 1 mes porem tenho dor de cabeça constantes, e uma leve tontura um mau estar oque devo fazer

  50. Rosana maria Cruz Says:

    Oi querida Renata.
    Fiz a cirurgia de retirada da vesicula a 2 anos ,nunca tive diarreia ,mas a 6 meses ,tive algo estranho,dores abdominais diarreia e vomito ,pedi 5 kg em uma semana .a duas semana atras tive muitas dores abd. e meu abdomem ficou inchado ,ando fazendo alimentações normal apesar de feito uma gastroplastia ,como pouco ,não consumo carne mas adoro grãos em geral ,e sopa de feijão isso pode ser a causa?

  51. Renata Merlino Says:

    Oi querida Rosana!
    É muito provável que esses sintomas não tenham relação direta com a retirada da vesícula. Me parece que você está vivendo um quadro de alergias alimentares e má absorção de nutrientes. agende um horário comigo ou outro nutricionista de sua confiança para te pedir alguns exames e adequar sua dieta com esses sintomas ok? Procure alguém com a linha funcional ou ortomolecular.
    Um abraço,
    Renata

  52. THIAGO LOPES Says:

    Drª Renata, bom dia!

    Fiz essa cirurgia de colecistectomia e, após a cirurgia, o médico pediu para que eu evitasse comida gordurosa, bebida alcoolica, cigarros, apenas nos 15 primeiros dias que era pra repousar.

    Após estes dias, retornei a minha vida normal. Bebidas nos fins de semana, carnes normais (sem gordura). não como churrasco, nem frituras. Porém, consumo todos os dias 6 paes, 2 pela manha e 4 à noite, para fazer meu lanche antes de dormir. As vzs, sinto fortes crises, como antes de retirar a vesicula.

    Será que pode ser outra coisa? achei que não sentiria mais crises após a retirada da vesícula.

  53. Renata Merlino Says:

    Olá Thiago, bem-vindo!
    Os seus sintomas podem ser de origem de má digestão simples ou intolerância a glúten (pelo alto consumo de pães) ou algum tipo de intoxicação no fígado. Isso é o que me parece sem fazer demais exames. Por isso indico que você busque um profissional nutricionista para identificar possíveis problemas como esses que te disse e se necessário te encaminhar para um médico especialista.

  54. Carolina Says:

    oláá renata
    Vou retirar a vesicula e ja estou preocupada pois tenho facilidade de emagrecer, e sou magra. Gostaria de saber se quem não tem vesícula pode tomar suplementos proteicos.
    obrigada

  55. Erika Brito Says:

    Boa tarde Renata, fiz a cirurgia via videolaparoscopia no dia 23 de janeiro, hoje tem 14 dias, graças a Deus estou bem, estou seguindo a dieta sem gordura e comendo a cada 3 horas em pequenas quantidades. Bom quero saber quando poderei fazer coisas como passar um pano no chão, passar roupa,limpar a casa e é claro FAZER AMOR, pois meu marido está de castigo kkk. obrigada.

  56. Jorge Says:

    Dra Renata, muito boa noite.
    Retirei a vesícula a 5 meses por video.Desde o inicio ate agora, sinto dores do lado direito e nas costas que erradicam para omoplata.quando me levanto so sinto umas impressões mas com o continuar do dia as dores voltam. Ja fiz exames depois da cirurgia e esta tudo bem, tenho estado a espera que estas dores passem, mas ainda não aconteceu. entretanto fui me abaixo e estou a tomar uns anti depressivos.A recuperação esta a ser difícil, ja comecei a fazer exercício para ver se passa. Procuro recuperar a alegria que tinha antes. Ja me disseram que as dores podem ser de origem da coluna ou muscular.Por vezes penso que estas dores nunca mais passam e que nao voltarei a ser o mesmo.
    gostaria que me desse a sua opinião.
    Obrigado…fica bem

  57. Fernando Says:

    Olá, fiz a retirada da vesicula alguns anos atrás, gostaria de saber se com a ausente da vesicula a pessoa fica mais vuneravel em adquirir hepatite, realizei exames para detectar hepatite, todos os exames deram resultado não reagente mas o anti HAV Total(hepatite A) deu resultado reagente, leitura superior a 60,00 UI/L, estou com hepatite?

  58. Liliane Cristina Rodrigues Castilho Says:

    Olá Renata, fiz essa cirurgia no dia 3 de janeiro estou muito bem não senti dor alguma, continuo com a dieta que o medico passou, mas engordei 3 kilos e estou preocupada não tenho diarreia, meu estomago está alto desde a cirurgia e abaixo do meu humbigo ainda está bem roxo, eu tinha varias pedras mas não sentia nada o medico disse que meu problema era crónico por isso teria que fazer a cirurgia. Já prático exercicios fisícos e já retirei a maioria das coisas que está na lista(menos as frutas) eu tenho 1.65 de altura e atualmente 75k estou desesperada se eu engordar mais vou esplodir me ajude.

  59. Sara Pacheco Says:

    Olá Renata! Fiz a retirada da vesicula á 2 meses. Durante 15 dias após a cirurgia tive uma dieta restrita. após os 15 dias voltei minha rotina normal porem evitando alguns alimentos gordurosos.Desde então tenho aumentado de peso asustadoramente, antes pesava 73Kg hoje 76Kg. Me ajuda, me diz o q devo fazer?

  60. SANDRA CORREIA Says:

    Boa tarde Dra.Renata,

    Farei a cirurgia de retirada da vesícula no próximo dia 18/02/2013, será por meio de videolaparoscópia, a recuperação total e liberação paara ingestão de qualquer alimento acontece em quanto tempo? Gosto de tomar uma cervejinha nos finais de semana, vou poder continuar?

    Fiacarei no aguardo de um breve retorno. Atenciosamente,

    Sandra

  61. Renata Merlino Says:

    Olá Carolina!
    Pode tomar sim mas com acompanhamento nutricional pra te orientar quanto ao suplemento certo e quantidade segura,ok?
    Um abraço,
    Renata

  62. Renata Merlino Says:

    Olá Erika, o tempo que você poderá realizar todas essas atividades, o seu médico pode te responder melhor especialmente após o retorno. Porém, a média que eles dão para voltar a rotina normal é de 30 dias.
    Um abraço e boa sorte com o maridão! ;)

  63. Renata Merlino Says:

    Olá Jorge!
    É muito difícil te dar uma opinião coerente com esse sintoma sem consultá-lo pessoalmente. Sugiro no entanto, ficar atento a males do fígado que são caracteristicos dessa região e tendem a piorar conforme o dia passa. E nesse caso, as dores geralmente são acompanhadas de dores de cabeça.
    Boa sorte e não deixe de procurar ajuda ok?
    Renata

  64. Renata Merlino Says:

    Olá Fernando, sem vesícula a pessoa fica mais suscetivel a qualquer lesão no fígado, incluindo hepatite mas não todos os tipos.
    Quanto ao resultado do exame, busque um médico para orientá-lo pessoalmente ok?
    Renata

  65. Renata Merlino Says:

    Olá Liliane, sugiro buscar um nutricionista mais próximo de você para investigar seu caso através de exames por exemplo pra checar como estão seus hormônios e personalizar o tratamento dietético.

  66. Renata Merlino Says:

    Olá Sara!
    Busque um nutricionista mais próximo de você assim que possível para te ajudar a adequar sua alimentação com a nova condição. Você pode, por exemplo, estar sofrendo com má digestão e isso estar te ajudando a ganhar peso.
    Boa sorte e até mais!

  67. Renata Merlino Says:

    Olá Sandra,
    Os médicos costumam dar um prazo de 30 dias para os pacientes voltarem a rotina normal. Porém, em relação a sua alimentação, é bem provável que você precise mudar algo que tenha sido nocivo a sua vesícula e que depois da cirurgia, começará a afetar mais diretamente o seu fígado. Assim, quanto a bebida alcóolica você deve consultar um nutricionista pra definir contigo a quantidade adequada ao seu organismo. Mas, te adianto que essa quantia vai precisar diminuir em relação a hoje. :)
    Um abraço,
    Renata

  68. Flávia Says:

    Olá, DrªRenata,
    minha duvida não é diferente de muitas gente a questão é que estou tendo muito dor no braço, hj fazem 5 dias que fiz a cirurgia e tive diarreia, já estou preocupada com a alimentação, mas como vc falou vou procurar uma nutricionista.

  69. Lucimar Says:

    Olá doutora Renata,
    Fiz a cirurgia da retirada da vesícula há 1 ano e 1 mês, desde então tenho diarréia, creio que por conta disso minha imunidade baixou também, porque a sinusite tem acometido-me com frequencia. Gostaria de saber qual profissional devo procurar para resolver meu problema e quais exames precisarei fazer.
    Grata, Deus te abençoe pelas informações que presta-nos.

  70. Marco Lôpo Says:

    Dra. Renata
    Fiz a cirurgia de vesícula a 24 dias Me alimento apenas de legumes, sucos, frango e carnes magras. Não tive diarréia nem dores neste período. quando posso voltar a minha rotina normal? inclusive se posso tomar uma cervejinha de vez em quando…

    grande abraço

  71. Daniele Says:

    Olá, você atende no RJ? Ou tem alguém pra indicar aqui no Rio? Estou há 4 semanas com diarreia mesmo sem comer gordura, estou na base das frutas cozidas sem casca – banana e maçã, li o blog tirei o frango da alimentação que eu comia sempre, só estou no peixe. Comprei o Prolive (Lactobacilos) da Ache, estou tomando, mas acordo sempre com a lingua branca, gosto amargo, azedo na boca e a diarreia nao passa, ja fui no gastro que passou digedrat que nao resolveu. Sinto dor violenta antes de evacuar de nao conseguir andar até o banheiro. Minha ultima colono foi em 2009 tava tudo normal nao fizeram biopsia, ultra fiz depois que operei tava normal. Espero indicações. Obrigada. Operei em julho eu tive colelitiase e colecistite, saía muita agua verde nas minhas fezes antes de operar e ainda sai um pouco.

  72. Gabrielle Says:

    Olá Dr. Renata. Passei pela cirurgia há 5 dias e gostaria muito a voltar a fazer logo exercicios fisicos, visto que algumas pessoas relataram que engordaram após a cirurgia.
    Quanto tempo os médicos costumam dar, para voltar ao normal a prática de exercícios físicos ?
    Obrigada!

  73. elizabete carvalho Says:

    oi vou operar em abril e depois de ler os posts fiquei ate com medo.
    fim um ultrason e minha vesicula ta repleta de calculos mto mesmo.
    nunca mais poderei ingerir carnes e alcool? o famoso churrasco dos brasileiros?
    grata

  74. silmara Says:

    olá desde que retirei a visicula , tenho colicas terriveis , diarreia uma aqua amarela , tenho medo de sair de casa e passar mau na rua.
    percebo não é sempre parece que entro em crise to sofrendo muito está semana perdi dois quilos é normal isso acontece devido a minha alimentação qdo fiz a cirurgia a medica não me disse nada sobre alimentos que não poderia mais comer , por favor me ajudem obrigada.

  75. Renata Merlino Says:

    Olá Flávia!
    O post te dá uma idéia mas consultar um bom nutricionista agora será essencial pra te ajudar a personalizar isso, com certeza!
    Um abraço,
    Renata

  76. Renata Merlino Says:

    Olá Lucimar!
    Se você não consultou um gastro ainda, essa pode ser uma boa hora. Nutricionalmente, as medidas mais urgentes que você pode tomar é usar lactobacilos e vitamina C em forma de suplementos. Para ajudar na sinusite, evite ao máximo os laticinios e açúcar por pelo menos 30 dias.
    Deus a abençoe na mesma proporção, pela visita e carinho!
    Renata

  77. Renata Merlino Says:

    Marco,
    A ordem geral dos médicos é liberar a pessoa para a rotina normal após 30 dias. Quanto a cerveja, você até poderá tomar mas é bem provável que vá precisar mexer na “dose”. Cuide-se, combinado?
    Um abração,
    Renata

  78. Renata Merlino Says:

    Olá Daniele!
    Eu não atendo no RJ e infelizmente não conheço alguém pra te indicar. Mas busque uma nutricionista especialista em nutrição funcional ou ortomolecular que vão te ajudar com mais precisão nesse caso.
    No mais, vá ajudando seu fígado com cápsulas de alcachofra e extrato de dente-de-leão. A sua má digestão é clara e precisa de cuidados. Pra ajudar no seu estômago também utilize enzimas digestivas.
    Espero tê-la ajudado.
    Até mais!

  79. Renata Merlino Says:

    Olá Gabrielle!
    Algumas pessoas engordam, outras emagrecem e outras mantém exatamente o mesmo peso. Não se esqueça que cada organismo é unico em sua bioquímica. Aguarde pelo menos 30 dias que é a recomendação mais comum dos médicos. Qualquer sintoma diferente, consulte um profissional!
    Até mais!
    Renata

  80. Renata Merlino Says:

    Oi Elizabete!
    É provável que você possa retornar aos poucos com o consumo desses alimentos mas com certeza necessitará de cuidados com a quantidade e frequência já que sua sensibilidade à alcool por exemplo pode aumentar bastante.
    Até mais!
    Renata

  81. Renata Merlino Says:

    Olá Silmara!
    O post já te dá uma clareada nos alimentos que são melhores ou piores para o seu quadro, no entanto, você precisa adequar isso na sua rotina e utilizar de alguns suplementos que cuidem da sua digestão e do fígado, por exemplo, enzimas digestivas e cápsulas de alcachofra. Não descuide!
    Até mais,
    Renata

  82. Jocilane Says:

    Olá doutora Renata
    Passei pela colecistectomia em junho de 2010,um mês depois já tinha engordado 6 kg e não consigo emagrecer de jeito nenhum, a nutricionista diz q uma coisa não está relacionada a outra, mas sinto q hj tenho mt dificuldade em perder peso.O metabolismo fica mais lento? Grata

  83. daniela leme Says:

    Plá boa tarde operei da vesicula fazem 2 anos de la pra cá minha vida se tornou muito ruim muitas dores de cabeça e arde a cabeça ja fiz exame e num tem nada,dores constantes nas costas,e muita ansia de vomito de manhã é pior e me sinto com o estomago cheio ja fiz varios exames e deu um pouco de intolerancia a lactose ultimamente eu como apos algumas horas de da uma forte dor de estomago e começa a arder estou tomando pantoprazol em jejum bromoprida e nao esta adiantando e a comida fica voltando nao sei mais o que fazer o que a senhora me aconselha ja fiz exames do figado,pancreas e nao deu nada o que pode ser.

  84. daniela leme Says:

    eu queria mais informaçoes da enzimas digestivas e capsulas de alcachofra pois sinto que meu problema pode ser figado e ma digestão.responda tambem no meu imail potr favor danielaleme2@ig.com.br

  85. Renata Merlino Says:

    Olá Jocilane!
    O que fica mais lento é a sua digestão. Muitas pessoas quando fazem essa cirurgia acabam por ganhar peso com mais facilidade. E como esse é o seu caso, sugiro realizar boas mudanças na alimentação conforme sugiro no post e cuidar com mais critério do seu estômago pra que o esforço necessário do fígado seja menor. É provável que pra isso você precise de orientação nutricional especializada. Busque um nutricionista da área ortomolecular e cuide-se ok?
    Um abraço,
    Renata

  86. maria jose Says:

    ola fiz uma cirurgia ta c 15 dias e vou retornar c meu medico so na proxima semana ,so sinto enjoou quando eu como e quando estou deitada ao levantar sinto um no quase em cima da minha cirurgia tipo caimbra,e nao fiz enforco nenhum,gostaria de saber oq e isso?fico grata a sua resposta…

  87. maria jose Says:

    a cirurgia foi a retirada da vesicula e foi c video..

  88. cássia Says:

    Ola….então já vai fazer 8 meses q fiz cirurgia e ainda sinto dores..como se eu tivesse. a visicula …minha irmã já tirou…e diz q com ela demorou cerca de um ano para. passar…ela disse que seria um reflexo …que geralmente. ocorre quando se tira um órgão…orgao. isso pode ocorrer mesmo ?desde já agradeço atenção ..

  89. daniela leme Says:

    oLA RENATA FIZ A CIRURGIA A 2 ANOS E DE LA PARA CA MINHA VIDA ESTA HORRIVEL SINTO QUA QUANDO COMO ALGUMA COISA E COMIDA FICA VOLTANDO TENHJO CONSTANTES DORES DE CABEÇA TODO DIA SERÁ FIGADO PQ AGORAA ULTIMAMENTE TUDPO QUE COMO APOS ALGUMA HORAS ME DA DOR DE ESTOMAGO JA FIZ TOMOGRAFIA DO ABDOME E NUM DEU NADA E FIZ ENDOSCOPIA E DEU GASTRITE LEVE E ESOFAGITE LEVE NUM AGUENTO MAIS DE DOR DE ESTOMAGOP LA TOMEI OMEPRAZOL,DOMPERIDONA,SUCO DE COUVE,PANTOPRAZOL AGORA ESTOU TOMANDO RANITIDINA 150 MLG ME AJUDE NÃO SEI MAIS O QUE FAZER CORTEI GORDURA E NAO SEI MAIS O QUE FAZER ME AJUDE E ME RESPONDA POR FAVOR.

  90. Socorro Says:

    Olá!…..fiz a cirurgia de vesícula e tive pouca diarréia nos dois primeiros dias após fiquei 3 dias sem conseguir fazer nada e agora estou com prisão de ventre. eÉ normal esse quadro? Estou me alimentando com legumes e leite desnatado , frutas
    Obrigada

  91. jussara ladeira Says:

    olá…fiz a cirurgia de retirada da vesícula a 1 ano e meio e estou com colesterol alto, gostaria de saber se isto tem a ver com a falta da vesicula.porque faço academia e alimento-me corretamente.
    obrigada!

  92. Mayara Says:

    Olá, tenho 22 anos tirei a visicula a um ano, e nunca cuidei o que comia depois da cirurgia, mas por esses dias estou sentido dores de estomago, e chego muitas vezes a vomitar, da mesma forma que acontecia quando tinha a visicula, pode ser por causa da alimentação descuidada? obrigada.

  93. danielle Says:

    ola renata tem 2 meses e 14 dias que fiz a cirurgia da retirada da vesicula nossa a minha recuperação foi otima tive diarreia logo depois da cirurgia e não tive mais, meu medico me deu alta com 30 dias. mas tem uma coisa que esta me incomodando eu estou sentindo umas dores do lado direito acima da costela que irradia para as costas e doe muito forte e uma dor passageira eu gostaria de saber se e normal.

  94. guacimara martins Says:

    olá …operei há 15 dias ….passo bem mas nao posso comer banana e passo muito mal…tá recente eu sei mas tenho gastrite e doi tbém muito meu estomgo. será que irei passar mal sempre procuro seguir uma dieta é dificil ….gostaria muito de ter uma vida normal provar todas coluseimas sem sentir nenhum mal … provar … vou tentar quero saber se é besteira pois irá acarretar outros males.

  95. Marcia Rother Says:

    Olá, fiz a cirurgia há 1 ano e 2 meses e sinto as mesmas dores de estômago e o pior tenho muito enjôo e vomito tbém, parece que nada mudou.Me diga algo por favor.Obrigada

  96. juliana alves Says:

    olá…..fiz a cirurgia colecistectomia há 2 anos e me alimento de tudo…churrasco,manteiga, estrogonofe,picanha,salgados….enfim levo uma normal,minha vida toda nunca tive problemas com colesterol,fiz um exame estou com colesterol alto gostaria de saber se isso é porque não tenho vesícula,,,o que fazer?obrigada!

  97. Cláudia Says:

    Boa noite Renata,

    fiz a cirurgia a quase 5 meses e tenho diarréias. Desde quando soube que tinha pedra há 8 meses que me alimento de dieta não aguento mais comer peito de frango grelhado. Tomo diariamente pantoprazol e domperidona.Nunca fui gorda fiz gastrectomia há 20 anos por conta de um tumor. No início tb tinha muita diarréia e intolerância a lactose. Depois de alguns anos meu organismo se adaptou e eu estava comendo de tudo e não tinha mais diarreia. Agora volto ao mesmo transtorno do passado. Estou muito triste com minha nova rotina eu comia bem sempre fiz exercícios em academia e parece que meu organismo não absorve mais os nutrientes. Não consigo recuperar os 5 kg perdidos. Já fui à nutricionista e tudo que ela passou faço, mas continuo tendo diarreia de 2 em 2 dias. Só gosataria de saber se é possível recuperar os quilos perdidos, estou desanimada com as roupas largas. Se tivesse que somente beber água, mas recuperasse minha forma já estaria satisfeita. Obrigada e excelente semana.

  98. Renata Merlino Says:

    Olá Maria José!
    Só quem pode te dizer a origem dessa dor é seu médico principalmente porque precisa ser investigado pessoalmente.
    Renata

  99. Renata Merlino Says:

    Olá Cassia!
    Se você ler os comentários nesse post, verá que é muito comum as pessoas sentirem esse e outros tipos de dores.Eu desconheço essa conexão do reflexo com a dor em determinado órgão.Sugiro que procure por um gastro pra te dar alguma informação a respeito.
    Obrigada pela visita!
    Renata

  100. Renata Merlino Says:

    Olá Daniela!
    O ideal seria consultá-la pessoalmente pra investigar melhor o seu caso.Me parece que você tem intolerâncias alimentares.Procure um nutricionista assim que possível e as enzimas digestivas podem ajudar na melhora dos sintomas mas melhorar a alimentação com certeza será necessário.
    Se eu puder ajuda-la com mais alguma coisa, por favor me escreva via email.
    Renata

  101. Renata Merlino Says:

    Olá Socorro!
    Essa instabilidade no funcionamento intestinal pode indicar problemas digestivos sim.Sugiro buscar um nutricionista para investigar seu caso e te ajudar.
    Obrigada pela visita,
    Renata

  102. Renata Merlino Says:

    Olá Jussara!
    Às vezes, acreditamos que nossa alimentação é regrada o suficiente para não ter problemas.Mas ainda assim, é possível que precise ser ajustada com a condição de retirada da vesícula.Além disso, esclareço sempre que o fator emocional,stress, contribui bastante no aumento dos níveis de colesterol.
    Obrigada pela visita!
    Renata

  103. Renata Merlino Says:

    Olá Mayara!
    È muito provável que esses problemas digestivos atuais tenham a ver com a falta de cuidados na alimentação.Procure um nutricionista e comece desde já a eliminar da dieta doces, massas, carnes gordurosas e refrigerantes/bebida alcoólica.
    Obrigada pela visita e cuide-se! :)
    Renata

  104. Renata Merlino Says:

    Olá Danielle, a melhor pessoa pra te responder essa pergunta é seu médico porque isso precisa ser investigado pessoalmente.
    Renata

  105. Renata Merlino Says:

    Olá Guacimara, sugiro que evite a banana a princípio e observe quais alimentos te fazem passar mais mal do que outros.Essa observação te dará boas pistas do que exatamente você precisa diminuir ou adequar na sua dieta atual.Você poderá ter uma vida normal assim que cuidar das inflamações geradas pelos seus problemas digestivos.Procure um nutricionista da linha funcional ou ortomolecular para ajudá-la nesse processo.
    Renata

  106. Renata Merlino Says:

    Olá Marcia, a melhor coisa que posso te dizer é para você buscar um nutricionista para ajudar a mudar na sua alimentação o que uma vez gerou o problema na sua vesícula até culminar na retirada.Com certeza, isso será necessário para você visualizar uma mudança efetiva nos seus sintomas.Não esqueça também de cuidar do seu emocional.
    Obrigada pela visita,
    Renata

  107. Renata Merlino Says:

    Olá Juliana, a alimentação que contribuiu muito para o aparecimento de pedras na sua vesícula é a mesma que fez seu colesterol subir nos dias de hoje, assim como doces, refrigerante e bebida alcóolica (caso você consuma) – além de stress emocional. Cuide disso com carinho porque isso só tende a piorar.Seu corpo não foi adaptado para metabolizar esse tipo de alimentação por longos períodos ou com frequência.
    Obrigada pela visita!
    Renata

  108. Renata Merlino Says:

    Boa noite Claudine!
    Você está vivendo um quadro de problemas digestivos onde identificar a verdadeira causa pode ser a sua saída.Essa má absorção de nutrientes pode ser resolvida com certeza, desde que seja encontrado os motivos que levam a esse acontecimento.Te sugiro de antemão utilizar lactobacilos e enzimas digestivas.Para mais informações me procure por email ok? Você pode sim recuperar o peso ideal.
    Obrigada pela visita,
    Renata

  109. Sandra Says:

    Ola vou ter que operar a vesículaestou com calculos biliares.Quando operamos a vesícula tem a possibilidade de fazermos também um cirurgia do estomago juntos, ou a retirada da vesícula emagrece?Porque estou acima do meu peso ideal.
    Obrigado

  110. marina angela Says:

    ola eu sou a marina e faz 1 ano que fiz a retirada de vesicula, estou com um problema, tudo o que coloco na boca para me alimentar eu vou no banheiro e evacuo, ai depois da evacuação sinto calor e depois de alguns minuto começo a tremer sem parar , ai tenho que comer para parar, o que faço , isso tem me acontecido depois de eu ter tido alta,quase todos alimentos me caem bem, menos o amendoim ele me causa dor imensaa, fiz exame de endoscopia e so deu gastrite leve, depois tambem da retirada de minha vesicula eu tenho tido alguns desconfortos em ralação a cheiro forte, de fritura, perfumes etc, nao é frescura minha, e é algo que me incomoda muito.depois da cirurgia eu emagreci, como aconteceu este negocio de ir ao banheiro toda hora e depois comer para nao tremer, comecei a engordar ,preciso de ajuda , a quem devo recorrer , me ajude

  111. Samanta Says:

    Boa noite,fiz a colecistectomia há 4 meses, minha cirurgia foi de emergencia, vi alguns comentários, e gostaria de contar meu caso, tenho 25 anos, magra, o médico disse que meu caso foi genético. Retirei a vesícula, e graças a Deus, desde que sai do hospital não tive mais dor (não como antes). Emagreci 5 kilos, e não sai mais desse peso. Segui exatamente as recomendações do médico, não fiz esforços, não exagerei na comida. Até agora estou me acostumando com os alimentos, pois muitos ainda me fazem mau, mas como meu médico disse, isso seria coisa de se adaptar, ainda sinto azia, algumas cólicas, e as vezes tenho diarréia, com a cicatriz as vezes tenho dores nas costelas. Mas após a cirurgia, só tenho a agradecer de não sentir mais dor, porque eram horriveis, cheguei no hospital com quadro inicial de icterícia, não sentia mais dedos das mãos e as pernas, ela já estava a ponto de estourar. Agora estou ótima, e quem tem medo de faze-la, garanto que não ira se arrepender, somente tem que cuidar. E aconselho não ingerirem bebidas alcólicas, porque eu tomei um pouquinho um dia e passei super mau. Enfim, boa sorte a todos

  112. Juliana Says:

    Olá Dra. achei muito interessante esse site e gostaria de poder ter sua ajuda também.
    Fiz a retirada de vesícula há 4 meses, e 1 mes depois da cirurgia tive n complicações.
    Tive infecção de urina, infecções ginecológicas, tomei vários antibióticos e no momento estou com muita dor no pé da barriga, má digestão e uma dor estranha próxima a bexiga.
    Já fui em vários médicos e por fim, minha ginecologista disse que meu intestino está muito constipado, muito acumulo de gases e uma péssima digestão ( sinto dor na boca do estomago, tenho pouca gastrite) e quanto a dor estranha próxima a bexiga, acredita ser devido o intestino estar fazendo pressão e fica dolorido.
    Eu não imaginava que ao retirar a vesicula eu teria mais problemas do que tinha com ela, pois nunca senti tantas dores e frequentei tantos médicos como agora.
    Queria que me ajudasse no sentido de o que posso fazer para melhorar esses sintomas, para poder passar o dia sem dor nenhuma. Seria o caso de procurar um proctologista?
    Meu psicológico ficou afetado, tá dificil aceitar que minha vida sem vesicula será assim com tantos desconfortos, por isso não abro mão da minha psicóloga que está me ajudando muito e indico para quem sofre desses males.
    abs.

  113. Victor Says:

    Olá !!! Fiz colecistectomia há três anos,e me adaptei bem depois da cirurgia,levando uma vida normal,mas agora fazendo alguns exames de rotina detectei que minha bilirrubina direta está aumentada. A indireta e a total estão normais.Gostaria de saber se esse aumento da bilirrubina direta pode ter alguma coisa a ver com a colecistectomia.
    Obrigado.

  114. Renata Merlino Says:

    Olá Sandra,
    Essa questão é bastante delicada e um especialista em cirurgia bariátrica é a melhor pessoa pra te explicar o risco desse tipo de operação e se há realmente uma necessidade de você fazê-la antes de rever todas as outras possibilidades.Faço votos que você se recupere bem da cirurgia de vesícula e que independente da sua escolha em relação a bariátrica, que você cuide bastante da qualidade da sua alimentação ok? A cirurgia de vesícula não tem efeito emagrecedor embora algumas pessoas emagreçam por complicações pós-cirurgia.
    Um abraço e até mais!

  115. Renata Merlino Says:

    Olá Marina,
    Seus sintomas sugerem muitas possibilidades e precisam ser investigadas por um especialista.Um médico proctologista seria o mais indicado.
    Com essa gastrite leve, a sensibilidade aos cheiros é mais comum, assim como o fígado que fica bem mais sobrecarregado sem a ajuda da vesícula.
    Em relação a dieta o que você pode fazer é uma dieta alcalina, desintoxicante para te fornecer mais enzimas digestivas e melhorar os sintomas relacionados ao estômago. Cápsulas de alcachofra e lactobacilos também podem ajudar na digestão e intestino.
    Não deixe de procurar o proctologista e cuide-se bem ok?

  116. DILMA Says:

    N TENHO A VESICULA A 2 ANOS FACO MUSCULACAO POSSO TOMAS BCAA COM VITAMINA B6

  117. Allucieid Says:

    Retirei minha vesicula tem 8 dias, tenho gemeas de 9 meses e minha recuperacao esta muito dificil, elas mamam e estao sempre em cima de mim, e as vezes fica impossivel nao pega-las sinto um incomodo por causa dos pontos mais nao dor, mais um ponto esta saindo um liquido como se fosse sangue com agua, e estou com prisao de ventre o que faco?

  118. Ivenilson Says:

    Boa noite Dra. Renata,
    Tenho hipotireoidismo que detectei há uns dez anos atrás e desde lá tenho feito meus exames de check-up, quando agora no final de 2012 ficou constatado que meu gama gt estava em 150 (em 2010 estava em 100) e meu médico pediu para fazer o exame de ultrassom abdominal e pela imagem lá estava as pedrinhas e dando como veredicto ter que tirar a vesícula, pergunto-lhe: mudando a dieta radicalmente evitando alimentação que pode comprometer a vesícula e mudando para hábitos mais saudáveis como práticas de exercícios, já existe algum método que poderia evitar a retirada da vesícula e eliminar as pedras existentes de forma que com essas mudanças ela poderia voltar ao estado normal???
    Obrigado e parabéns pelos esclarecimentos.

  119. fernanda souzat Says:

    Fiz a cirurgia de vesicula em dez. Tenho tido uma péssima digestão, dores no estomago e muita dor no corpo, sinto um cansaço extremo, uma fraqueza, fiz diversos exames e o único que apontou alteração foi o Vhs que de 25. Estou desesperada perdi minha mae em agosto operei em dez e estou confusa não sei se é da tristeza ou da falta de vesicula.

  120. marina angela Says:

    muito obrigado, renata , voce me ajudou muito vou seguir os seus conselhos pois estou ate me tratando com psiquiatra, pois todos estes sintomas me causaram tantos traumas que agora me trato com o psiquiatra e estou tomando medicamentos contra traumas , eu tomo sertralina, um beijao gostaria de saber se vc nao faz consulta via email,beijo obrigada

  121. Claudia Says:

    Boa noite!!! Há três anos fiz a cirurgia de retirada da vesícula e de lá para cá venho ofrendo com gastrite, refluxo biliar e sinto muito desconforto abdominal. Sinto até dor lombar. O médico disse que é acúmulo de gases. Quando tomo Pantoprazol em jejum e Peridal antes das refeições sinto uma melhora significativa, porém, quando paro de tomar os remédios começa tudo novamente. Devo procurar um médico homeopata? Obrigada.

  122. Tatiana Says:

    Boa noite, tirei a visicula tem um ano, e de la pra se como chocolate sorvete, massas ou alguma coisa mais gordurosa, passo mal com dor de cabeça fortissima e sessasão de comida no meio da garganta o q eu faço??

  123. Jorge Says:

    Boa Noite Dra Renata Merlino.
    venho por esta forma pedir a sua opinião. Fui operado a vesicula a 7 meses, pois tinha cálculos e o maior com 16mm. De facto deixei de ter enjoos, vomitos e dores de cabeça, simplesmente tenho uma dor de lado e nas costas que irradia para o ombro direito. apos 3 meses da cirurgia fiz exames e esta tudo normal. Espero que esta dor não tenha a ver com o facto de ter retirado a vesicula! Bom eu tenho estado a espera que um dia esta dor que incomoda, finalmente passe, contudo tenho estado preocupado e fui me abaixo, pois parece que me sinto sem saúde. Os médicos sempre me disseram que iria ter melhor qualidade de vida e sem dor…viver o dia com esta dorzinha é muito difícil. queria esquecer que um dia fiz esta cirurgia!
    A minha dieta voltou ao normal, e vou ao banheiro de 2 em 2 dias por vezes 1 vez por dia.
    Obrigado por me ter ouvido

  124. Renata Merlino Says:

    Olá Juliana, bem-vinda!
    às vezes demoro um pouquinho para responder aos comentários mas não desanime que sempre passo por aqui ok? :)

    O seu intestino tem dado problemas que podem estar relacionados ao muitos fatores mas acredito que os principais sejam sua alimentação e estresse emocional somado a sedentarismo (se é o seu caso). Com o intestino constipado é muito comum que você apresente esses problemas ginecológicos. Para isso, te sugiro excluir açúcar da alimentação e procurar por suplementos de lactobacilos – ambos vão te ajudar. Pra completar, o vinagre de maçã próprio para tomarmos, utilizado diluído na água pelo menos 2x/dia podem te ajudar muito na boa digestão.
    Você pode procurar um proctologista para caso queira investigar problemas maiores mas pelos teus sintomas, creio que um nutricionista seria a pessoa mais indicada.
    Realmente, depois da cirurgia da vesícula algumas pessoas sofrem com problemas digestivos.Como esse é o seu caso, não deixe de se cuidar e não se deixe abater! vou torcer para que em breve você esteja muito bem.
    Um abração,
    Renata

  125. Renata Merlino Says:

    Olá Victor!
    Esse resultado pode sim estar associado indiretamente com a retirada da vesícula porque o fígado tende a trabalhar com mais esforços. Busque um hepatologista para fazer mais exames e se cuide ok?
    Até mais,
    Renata

  126. Renata Merlino Says:

    Dilma, busque um nutricionista para te esclarecer isso pessoalmente ok? Mas não acredito que haja um problema maior relacionado com o uso dessas vitaminas.

  127. Renata Merlino Says:

    Allucieid,
    Comece a utilizar lactobacilos em cápsulas ou sachês, principalmente os acidófilos e inclua muitas frutas e vegetais na sua alimentação. Sugiro também que evite laticínios e açúcar na dieta e busque um nutricionista para ajudá-la na organização da alimentação.
    Renata

  128. gislaine Says:

    fiz acirurgia a um ano e um mes e nao tive muitas dores so nos primeiros 20 dias porem minha barriga parece estar anestesiada proxima ao estomago e cossa muito parecendo ser por dentro a coceira gostaria de saber se isso e perigoso ou normal ?muito obrigada por nos ajudar sem pedir nada em troca de seu tempo e trabalho fique com deus

  129. Renata Merlino Says:

    Ivenilson, boa noite!
    Desconheço a possibilidade das pedras de alguma forma sairem da sua vesícula com mudanças drásticas na alimentação e hábitos. Porém, já ví casos onde alguns médicos indicam não retirar essas pedras ou retirar apenas as pedras e não a vesícula, principalmente se elas não tiverem causando danos maiores ao paciente – e com certeza, nesse caso eles pedem essas mudanças que você citou como medida preventiva. Sugiro que solicite mais de uma opinião médica, caso esteja com alguma dúvida ok?
    Obrigada pela visita e seja bem-vindo!
    Renata

  130. Renata Merlino Says:

    Fernanda, você tem sintomas que podem sugerir mais de uma patologia. Busque um gastro, um reumato e um psiquiatra/psicanálise para te ajudar no processo de cura desses problemas. Cuide-se e tudo ficará bem ok?
    Um abraço,
    Renata

  131. Renata Merlino Says:

    Por nada Marina, fico feliz que tenha ajudado! Por email eu somente passo orientações, não posso consultá-la.
    Um beijo e até mais!
    Renata

  132. Renata Merlino Says:

    Boa noite Claudia!
    A homeopatia pode te ajudar sim, principalmente na causa principal da má digestão que normalmente tem muita relação com a situação emocional da pessoa. No entanto, você precisará de uma boa mudança na alimentação para ter uma vida normal sem a utilização desses medicamentos. Assim, procure um nutricionista e cuide-se com carinho!
    Um abraço,
    Renata

  133. Renata Merlino Says:

    Boa noite Tatiana,
    Você precisa de um nutricionista para te ajudar na educação alimentar.Isso significa que esse profissional pode te ajudar a identificar o quanto esse tipo de alimento te faz mal e com qual frequência você poderia consumí-los sem problemas maiores. Na minha opinião, você precisa evitar açúcar e laticínios principalmente e utilizar enzimas digestivas em sachê ou cápsulas para iniciar seu tratamento.
    Até mais,
    Renata

  134. Renata Merlino Says:

    Boa noite Jorge,
    Você não é o único que se queixa de algum tipo de dor nessa região após uma cirurgia como essa. Eu sugiro que você cuide especialmente do fator emocional porque com certeza vai te ajudar a superar essa e qualquer outra dor física. Siga com o acompanhamento médico e caso não haja nenhuma complicação, tranquilize-se que essa dor tende a passar em alguns meses.
    Obrigada à você pela visita e até mais!
    Renata

  135. barbara Says:

    Tem um mês q operei da visicula e não consigo evacua fico três dias sem ir ao banheiro e minha barriga fica inchada e engordei dois quilos o que devo fazer

  136. jana Says:

    Boa noite Dr Renata
    A tres anos fiz a retirada da vesicula e depois de um ano senti a mesma dor de antes de operar. Fiz varios exames incluindo ultra som e todos deram normais. O fato e que a dois dias atras apos tomar um iogurte senti a mesma dor no abdome e costas. Fui parar no hospital. O que pode ter acontecido ? Posso esta com algum problema mais serio?

  137. IRENE ALBUQUERQUE Says:

    MUITO BEM ESCLARECIDO

  138. Patricia Says:

    ola tem 9 dias quem fiz a remoçao da visicula e de la pra ca eu venho sintindo uma leve tontura isso e normal tambem não tenho muito apetite;desde ja muito obrigada

  139. Lucilene Says:

    Boa tarde!
    Faz 35 dias que fiz a colecistectomia, posso comer ovo,açaí? quais são as bolachas que posso comer? e os sucos que posso beber e o chá? favor me dê uma orientação.
    Atenciosamente:
    Lucilene

  140. Lucilene Says:

    Gostei de + dos comentários eu sou muito grata Renata,vc me ajudou muito com as respostas.OK! bjus.

  141. eliane Says:

    ola estou gravida de 7 meses e faz 8 dias q fiz a cirurgia ainda sinto muita dor pois o bebe mexe muito..mas estou prelcupada pois estou com muita diarreia e queria saber se isso e normal..

  142. evanise Says:

    ola dra renata fiz a cirurgia da vesicula a vinte dias e estou c o intestinopreso fui no cirurgiao e ele passou omeprazol devido as dores de estomago oq posso tomar para meu intestino voltar ao normal .

  143. Alexandra Pohlmann Says:

    Ola retirei a vesicula fazem 25 dias e sinto um desconforto em baixo da costela no lado direito q erradia para as costa e tbm tenho diarreia constante no mais me sinto bem disposta e normal esta dor? Obrigada

  144. Barbara Fidelis Says:

    Estou com pedras na vesícula, meu gastro sugeriu a cirurgia, porém como estou pensando em fazer bariátrica minha cardiologista me sugeriu que eu fizesse as duas juntas. Você conhece casos assim? É mais arriscado?

  145. Renata Merlino Says:

    Olá Barbara!
    Você precisa procurar um nutricionista para te ajudar a alterar sua alimentação e verificar como anda a flora bacteriana do seu intestino.
    Até mais,
    Renata

  146. Renata Merlino Says:

    Olá Jana!
    Pelos sintomas me parece que você pode ter desenvolvido uma reação alérgica ao laticínio e as gorduras.Mas se existe ou não um problema mais sério, você precisa consultar um clínico pessoalmente para obter essa resposta.
    Até mais,
    Renata

  147. Solange Says:

    Olá! Gostaria de agradecer pelas informações esclarecedoras. Bem, lendo percebi que a alimentação e equilíbrio emocional são fundamentais para quem retirou a vesícula ou não. Porém não sei mais o que fazer,adoro massa e todas os alimentos gostosos, que sei não poderei mais comê-los. Mas, gostaria de saber o que posso comer? gostaria de exemplos, até ser atendida na consulta com nutricionista. grata.

  148. Gislaine Says:

    Bom dia, em um exame rotineiro de sangue, minha amilase esta aumentada, pois orientação procurei um gastro e fiz uma serie de exame, onde descobri que tenho uma leve gastrite e na minha ressonacia acusou LAMA BILIAR ESPESSA/MICROCALCULOS NO SEU INTERIOR, SEM SINAIS DE ESPESSAMENTO PACIETAL SIGNIFICATIVO, ALEM DA ESTEATOSE LEVE. Minha gastro indicou a cirurgia para retirada da vesicula, sendo que não tenho sintomas nenhum de pancreatite e nem de inflamação na vesicula. Estou meio reciosa em fazer esta cirurgia ja que não tenho sintomas nenhum.
    Att,
    Gislaine

  149. Amanda Says:

    Olá fiz a cirurgia de retirada da vesícula á uma semana e estou sentindo dores nas costas do lado direito, meu braço direito aparentemente parece mais inchado do que o esquerdo, e estou tendo diarreia á uns três dias, é normal?

  150. selma de andrade Says:

    fiz uma cirurgia de retirada de vesicula ha 13 dias e hj estou com muita diarreia nao como quase nada so como carne branca e uma vez por semana como carne bovina so tomo chas e bolachas de agua e sal gostaria de saber se e normal ter fortes dores nas costas?

  151. selma de andrade Says:

    fiz uma cirurgia de vesicula ha uma semana e estou com diarreia e mal estar pois nao consigo durmir a noite me alimento pouco nao como de tudo faço dietas o que posso fazer dr renata

  152. daniela leme Says:

    Oi re tudo bem re fiz retirada da vesicula a 2 anos e passo muito mal sinto arder meu estomago e quando eu como algumas vezes sinto falta de ar logo após a refeiçaõ estava sentindo dores de estomago e agora deu uma melhorada passei com varios gastro e o ultimo me pediu endoscopia eu fiz e deu gastrite leve de antro e refluxo biliar saiu a foto do meu estomago com a bile toda no estomâgo ele me passou pantoprazol acho que não vai dar resultado pq já tinha tomado antes ele disse que essa bile no estomago é normal pra quem retira a vesicula o que vc acha? e sinto muita dores de cabeça pode ser algo com meu figado a e mudei minha alimentação tudo integral.

  153. Renata Merlino Says:

    Olá Solange!
    Obrigada à você pela gentileza e seja bem-vinda!
    A melhor sugestão que tenho pra te dar e até que você seja atendida por uma nutricionista, é que você busque trocar as massas por arroz e feijão e os pães por farinhas como a de banana verde, a aveia, a linhaça etc, adicionando-os as frutas. No entanto, esses alimentos que você gosta poderão ser consumidos sim, mas com cautela e sempre em versões integrais e livres de queijos e carnes gordurosos.

  154. Renata Merlino Says:

    Boa tarde Gislaine,
    Pode acontecer de você não ter sintomas mesmo. Mas me parece que sua dúvida pede uma segunda opinião. Recorra a outros médicos e questione-os até se sentir segura.
    Até mais,
    Renata

  155. Renata Merlino Says:

    Olá Amanda!
    Seus sintomas me parecem ser comuns. Se não passarem, busque seu médico ok?

  156. Renata Merlino Says:

    Selma,
    Não sei te responder quanto às dores nas costas que precisam ser investigadas pessoalmente. Em relação a diarréia, sugiro procurar um nutricionista o quanto antes para adequar sua dieta e de repente utilizar uma suplementação adequada para cuidar da sua saúde que pode se debilitar bastante com esse quadro.

  157. Renata Merlino Says:

    Olá novamente Daniela! :)
    Acho que você pode sofrer de intolerâncias alimentares e seu fígado pode estar sim, intoxicado. De qualquer forma posso te ajudar, você mora em São Paulo? tente agendar uma consulta!

  158. gislaine Says:

    ola dra gostaria que a senhora respondesse minha pergunta feita no dia 08 de abril estou aguardando a resposta obrigada

  159. Renata Merlino Says:

    Oi Gislaine!! peço desculpas por não ter respondido antes!! são muitas mensagens e alguma às vezes passa despercebida!!

    Em relação a coceira, isso significa que o corte esta sendo fechado e não acredito que seja perigoso. No entanto, você pode perguntar a um dermatologista ou cirurgião plástico por exemplo se você teve algum tipo de problema para cicatrizar e por isso formou essa insensibilidade. Busque sempre um especialista ok? não fique com dúvida. Abração e até mais.

  160. selma de andrade Says:

    eu tbm gostaria de saber a questao que a gislaine perguntou Re,pq na regiao do estomago fica anestesiado ?
    e algo incomodativo,porem nao doi acabarao se as dores a cicatriz e bem fininha bjoss

  161. Joao Says:

    Gostaria de saber si sem a visicula posso beber cerveja.Obrigado!

  162. Daniela Costa Says:

    Renata, em janeiro de 2011 descobri que era intolerante a lactose pois tinha diarreia constantemente. Em abril fui diagnosticada com pedra na vesicula e fiz a cirurgia e desde então sinto diarréia crônica, não posso comer NADA que vou imediatamente ao banheiro. Isso afetou minha vida social fortemente. Outro problema que estou tendo são fortes dores do lado direito abaixo da costela e irradia para as costas. Sofro muito com isso pois qualquer alimento, até sem gordura, não me faz bem.
    Já fui em diversos médicos e nenhum consegue descobrir o que tenho. Obrigada.

  163. daniela leme Says:

    Olá re novamente tenho quase a certeza que por eu ter retirao a vesicula o meu figado pode estar sobrecarregado e intoxicado infelizmente não moro em sao paulo mas onde fica seu consultorio o que vc acha que devo fazer vc tem alguma receita caseira para desintoxicar o figado meu imail é rogerioazeredo@r7.com preciso realmente e ajuda sinto muitas dores de cabeça diarias.

  164. rui Says:

    Boa tarde Drª Renata

    Fui operado ha 8 meses á vesícula, e tirando os problemas nos 1ºs tempos tudo estabilizou.a cerca de mês e meio dois meses comi durante um certo tempo, iogurtes, chocolates, bolachas,queijo etc, desde então tenho especialmente de manhã um fogo no estômago não muito forte),dôr do lado esquerdo ao nível da cintura(não muito forte mas incomodativa) e quando me inclino, dobro ou baixo ainda me sinto mais desconfortável!As fezes já vieram ao normal de consistência, mas são muito claras(castanho muito claro)Fiz análises ao sangue á 3 meses e estavam 100% ok!O meu médico familia inclina-se para intestino irritável! deixei entretanto de beber café,chocolate, leite, de comer queijo , iogurte, pão branco,carnes vermelhas, fritos,chá, etc.Não tenho ninguém na familia c/cancro no cólon, mas existe alguma hipótese de haver cancro?o médico diz que não, mas tenho de fazer exames? o cancro do cólon leva muito tempo a formar me informaram é correcto? o que me aconselha já que psicologicamente ando de rastos sem saber o que fazer, já que o médico não tem muita vontade de me mandar fazer exames obrigado Rui Peters

  165. gislaine Says:

    eu que agradeço muito obrigada de verdade um abraço ate mais

  166. rui Says:

    Boa tarde Drª Renata
    Peço muito desculpa de a incomodar mas gostaria de saber a sua opinião para o seguinte:Fui operado ha 8 meses á vesícula, e tirando os problemas nos 1ºs tempos tudo estabilizou.a cerca de mês e meio dois meses comi durante um certo tempo(duas três semans), iogurtes, chocolates, bolachas,queijo etc, desde então tenho especialmente de manhã um fogo no estômago não muito forte),dôr do lado esquerdo ao nível da cintura(não muito forte mas incomodativa) e quando me inclino, dobro ou baixo ainda me sinto mais desconfortável como um peso na parte do baixo ventre!Sinto também uma espécie de durido interior quando me mexo e faço determinadas posições!Dura quase o dia todo embora melhore da parte da tarde .As fezes já vieram ao normal de consistência,(não tenho diarreia mas antes eram castanho normal) mas são muito claras(castanho muito claro)embora as vezes faço 2 vezes no espaço de meia hora e as segundas são bem mais moles e finas.Fiz análises ao sangue á 3 meses e estavam 100% ok!O meu médico familia inclina-se para intestino irritável! deixei entretanto de beber café,chocolate,chá preto, leite, de comer queijo , iogurte, pão branco,carnes vermelhas, fritos,chá,doces,bolachas,manteigas(logo após a operação)pêras,maças etc.No entanto tenho imenso apetite e não perdi peso(estabilizei nos 74,5 75kg).Não tenho ninguém na familia c/cancro no cólon, mas existe alguma hipótese de haver cancro?o médico diz que não, mas tenho de fazer exames? o cancro do cólon leva muito tempo a formar me informaram é correcto? o que me aconselha já que psicologicamente ando de rastos sem saber o que fazer, já que o médico não tem muita vontade de me mandar fazer exames obrigado Rui Peters(eu vivo em Inglaterra e os Médicos Ingleses só enviam os doentes para exames, operações etc do serviço nacional de saúde em casos mesmos de necessidade, evitam até mais não poderem de enviar quaçquer doente para não se gastarem verbas…acredite ou não mas é a verdade)

    Muito agradeço desde já a sua opinião

    Cumprimentos

  167. Fernanda Says:

    Dra.fiz a retirada da vesicula a 20 dias minha cirurgia ñ foi a video foi corte levei 9 pontos, a medica me deu 30 dias de repouso.depois me indicou dar entrada a pericia,agora fiko preocupada pois trabalho com peso ,quantos dias o medico perito pode me dar,fiko insegura quanto avolta ao meu trabalho,pois tenho medo de sentir dor novamente ñ kero passar pela dor q passei.

  168. fabyana Says:

    e normal sentir dor depois de oito mes da vesicula tira.

  169. Reinaldo Sudatti Neto Says:

    Olá Renata Fiz a cirurgia de retirada da vesícula em 2010 e obervei que certos alimentos não me dão problema algum por exemplo : azeite , queijos, ( até gorgonzola) , iogurtes, massas , leite e até castanhas do Pará. Consigo digeregir bem .No entando outros como salames, manteiga, amendoim , copa , presunto parma , me dão diarréia .Não entendo o porquê Lógico que os evito.
    Há alguma explicação para isso ? Outra coisa Passam-se dias e até meses sem nada e de repente dá a diarréia por ter comido algo mais gorduroso .
    desde que fiz a cirurgia evito frituras , torresmo nem pensar refrigerantes e açúcar , além dos alimentos que me fazem mal para não saturar o fígado e o pâncreas. Faço certo ? Obrigado

  170. senhorita Valente Says:

    Ola Dra!
    Eu tinha duas pedras na vesicula. Uma soltou e entupiu o canal biliar. Foi uma dor absurda. Fiquei amarela nos olhos, pele e urina escura. Minha gama GT em 640. Dei pancreatite aguda. Medico disse q leve. Fiquei internada p sarar.
    Uma semana depois da remoção da pedra no canal biliar, minha Gama baixou p 480. Mais duas semanas dpois para 240.
    Agora removi a vesicula e ainda não repeti os exames. Espero ter baixado mais, porque gostaria de engravidar.
    Tenho q esperar baixar o gama gt p pensar em engravidar?

    Outra dúvida, no caso de eu engravidar, o fato de n ter vesicula, de agora ter esta alteração da digestão e na absorção de nutrientes e até isto de sobrecarregar figado, podem dar efeitos no fato de passar nutrientes para o bebê?
    Podem prejudícá-lo ou influenciar na sua formação sanguinea?
    Obrigada!

  171. Neusa Rossi. Says:

    Olá Renata…se puder me ajudar fico muito grata..que Deus a abençoe.
    Tenho diarréia a muitos anos…a cor às é esverdeada ( as vezes) e com muco.Já fui ao gastro que me disse depois dos exame,inclusive colonoscopia que é colite…
    Eu procurei um outro profissional da area e falei do meu problema ..esse outro me disse que a diarréia é causada pela falta da vesicula ( fiz a cirurgia a 13 anos )Só que a 3 dias depois de uma crise nervosa eu fiz coco com muco e sangue no finalzinho..o que será?Por favor me ajude.

  172. Wallacy Says:

    Faz 2 dias que fiz uma colecistectomia, faz mal seu eu tomar cerveja domingo que vem? Se não, com quanto tempo posso tomar?

  173. Renata Merlino Says:

    João,
    Você pode mas com certeza terá que reduzir as quantidades e analisar a reação do seu organismo. Obrigada a você e seja bem-vindo.

  174. Renata Merlino Says:

    Daniela,
    O seu caso precisa ser analisado pessoalmente.Busque um nutricionista ou venha até meu consultório porque acredito que posso te ajudar. Obrigada à você e seja bem-vinda!

  175. Renata Merlino Says:

    Olá Daniela Leme,
    Fica em são josé dos campos, é bem perto de SP.Tente vir para uma consulta e poderei ajudá-la melhor. Até lá, use o chá de dente-de-leão, ajudará muito.

  176. Renata Merlino Says:

    Rui,
    Se você tem dúvidas quanto ao cancro, sugiro procurar mais de uma opinião médica. Ele tende sim a demorar a aparecer, por isso, faça acompanhamento. Quanto ao seu intestino você precisa de um nutricionista para te ajudar a regular a flora bacteriana e amenizar os sintomas da síndrome.
    Até mais e cuide-se.

  177. Renata Merlino Says:

    Outra coisa Rui, compre pela internet lactobacilos acidófilos, eles ajudarão nos sintomas.

  178. Neusa Rossi. Says:

    Dra Renata,estou aguardando resposta.
    Fiquei muito feliz em ver que a sra da atenção aos que aqui buscam ajuda.
    Vou entrar mais tarde com a esperança de ver que respondeu minha pergunta…
    Que Deus a abençoe..

    Neusa Rossi.

  179. rui Says:

    Muito obrigado pelos seus conselhos Doutora, grande abraço

  180. Renata Merlino Says:

    Oi Neusa!
    Seja bem-vinda!
    às vezes demoro um pouquinho mas sempre respondo! ;)
    Os seus sintomas denunciam síndrome do intestino irritável! Sua dieta precisa ser isenta de glúten e lactose. Me contate por email para conversarmos melhor!
    Abração

  181. selma de andrade Says:

    como faço para te contratar por email? gostaria de saber.ate mais

  182. Renata Merlino Says:

    Fernanda,
    Normalmente os 30 dias são suficientes pra passar a dorzinha e poder pegar algum peso. Se se sentir desconfortável, vale a pena consultar o médico.
    Abração e se cuide!
    Renata

  183. Renata Merlino Says:

    Fabyana,
    Não sei te responder isso porque preciso de mais dados, mas o ideal é consultar um médico pessoalmente.

  184. Renata Merlino Says:

    Olá Reinaldo!
    Esses alimentos que você citou os quais te fazem mal, têm algo em comum: altas quantias de sódio. E esse pode ser o grande causador das diarréias. Recomendo reduzir esses alimentos e na comida utilizar sal light ou marinho.
    O restante da sua conduta está certinho.

  185. Renata Merlino Says:

    Olá Valente!
    Em relação a questão de você ter ou não que esperar baixar o gama GT para engravidar, sugiro conversar com um ginecologista.
    Quanto a sua dúvida sobre a falta da vesícula poder prejudicar o bebê, isso poderá acontecer se você não tiver um acompanhamento nutricional a fim de garantir boa digestão e absorção. Busque um profissional ok?
    Renata

  186. Renata Merlino Says:

    Wallacy,
    É provável que te faça mal sim. Tome cuidado com as quantidades e sugiro esperar pelo menos mais 20 dias pra começar a consumir cerveja.

  187. Renata Merlino Says:

    Selma,
    Me procure pelo renata@inteligencianutricional.com.br
    Explique certinho seu caso e vamos conversando ok?
    Até mais,
    Renata

  188. Enne Joice Says:

    Oi Renata,
    fiz a cirurgia a 1 ano e 3 meses e ao contrário da maioria, sempre tive dificuldades para engordar e após a cirurgia, engordei em torno de 10kg, minha alimentação continuou a mesma, comendo carne, churrasco e tbm bebida alcólica, mas nada do que já nao fazia anteriormente, isso é normal? engordar essa quantidade?

  189. sirlei Says:

    Gostaria de saber se é normal, eu estar operada da visicula há um mês e ainda sentir dor, tem um calombo no local da cirugia e dor nas costas, tenho um desconforto o dia todo, parece que ficou um vazio,quando fico sentada é pior ainda, o que devo fazer?

  190. ANA CAROLINA Says:

    OLÁ FIZ A CIRURGIA HA 45 DIAS,MINHAS DORES JÁ TINHAM PASSADO,DAI LEVEI UMA PANCADA DE CARRO AO PASSAR NUM QUEBRA MOLAS,ANTES DISSO EU TIVE TBM UMA SENSAÇÃO DE PRESSÃO NA BARRIGA QUE JÁ HAVIA PASSADO,MAS COM O BAQUE QUE LEVEI ESSA SENSAÇÃO VOLTOU É NORMAL SENTIR ESSA SENSAÇÃO DE PRESSÃO NA BARRIGA,E OQ DEVO FAZER HA ALGUMA INDICAÇÃO PARA PASSAR?

  191. lili Says:

    Ola bom dia. Fiz a cirurgia de retirada da vesícula em Janeiro de 2012,em maio voltei a sentir fortes dores fui ao hospital, la fiz exames e disseram que tinha pedra no coledoco, assim fiz uma CPRE. Depois disso não sentir mais nada tirando uma leve sensibilidade no começo do estomango do lado direito, algumas crises isoladas de diarreia quando comia alguma coisa mais pesada, mas ja fazem duas semanas que tenho sentido diarreia frequentemente, isso pode ser considerado normal no meu caso que não tenho vesícula?

    desde de já muito obrigada pela atenção,

  192. daiane Says:

    oi renata,
    a dois anos atras senti muitas dores fortes fui para no hospital e deu varias pedras na visicula eu tinha q ter feito a retirada da visicula,mas como eu nao senti mais nenhuma dor entao nao fui mais atras e nem fis a cirurgia,mas agora estou sentindo uma dorsinha bem farquinha é perigoso porq nao fis a cirurgia me ajude por favor.obrigada

  193. Renata Merlino Says:

    Oi Enne,
    Você precisa investigar seus hormônios incluindo os sexuais e da tireóide. Se não tiver nenhum problema desse tipo, a causa do ganho de peso associada a cirurgia pode ser devida a lentificação da digestão, ou seja, agora você digere os alimentos com menos eficácia comparado a quando você ainda tinha a vesícula. Afinal de contas ela tem um trabalho importantíssimo de ajudar o fígado na eliminação de toxinas. E respondendo sua pergunta, pode acontecer sim.

  194. Renata Merlino Says:

    Sirlei,
    Ainda é relativamente recente a sua cirurgia e se você olhar os outros comentários verá que é bem comum também esses sintomas. Se continuarem, converse com seu médico.

  195. Renata Merlino Says:

    Ana Carolina,
    Não sei dizer qual a conduta correta nesse caso principalmente porque não a estou examinando, indico conversar com seu médico.

  196. JOAO Says:

    boa noite,

    Fiz APÓS A COLECISTECTOMIA. Resolvi fazer academia para ganhar massa muscular (hipertrofia), sou muito magro. Passei em uma nutricionista e ela me passou orientação alimentar e um suplemento (Hydro Whey – proteina hidrolisada); pergunto: Posso tomar esse tipo de suplemento ?? não vai me prejudicar ??

    at.

    João

    25/05/2013

  197. Vanderlis Says:

    Boa tarde DRa Renata,retirei a vesicula ha 02 anos e tenho diarreias e dores abdominais constantes,fiz colonoscopia so deu hemorroidas,fiz exame Anti transglutaminase deu negativo,tenho intolerancia a lactose(NAO CONSUMO NADA DE LEITE,DIETA ZERO),mas quando como gluten,carne de vaca e gordura mesmo que pouca tenho diarreia, estou sem ingerir gluten e carne de vaca ha 09 meses e mesmo sem consumir estes alimentos tenho diarreia,me ajude.

  198. Renata Merlino Says:

    Olá Lili,
    Eu não diria que isso é normal, mas é comum para quem não tem vesícula a princípio. No entanto, você precisa buscar um médico para investigar qual a real causa da diarreia. Não deixe de se cuidar!
    Um abraço,
    Renata

  199. Renata Merlino Says:

    Oi Daiane!
    Com toda certeza, busque um médico e talvez uma segunda opinião para rever essa questão da vesícula. Quanto mais tempo passar mais perigoso fica.

  200. Renata Merlino Says:

    João,
    Pode tomar, não irá te prejudicar a menos que tenha outros problemas que não sejam por causa da vesícula.

  201. Renata Merlino Says:

    Olá Vanderlis,
    você precisa de um cardápio personalizado e acompanhamento. Busque um nutricionista assim que puder para investigar seu caso. Com certeza você precisará cuidar da flora bacteriana intestinal como ponto principal porque se isso não melhorar você pode ser intolerante a vários alimentos.
    Um abraço,
    Renata

  202. DIEGO Says:

    Bom dia,
    fiz uma cirurgia para retirada da vesícula a 1 mês e 14 dia,não tive qualquer problema com dor e sinto que já estou bem,gostaria de saber se já posso começar a me exercitar,pois faço academia,gostaria de saber se posso pelo menos fazer caminhadas,corridas na esteira e bicicleta de academia.agradeço desde já!!!

  203. Eduardo Says:

    Boa tarde Dra.,
    Retirei a vesicula fazem 14 meses. Venho notando fazem 6 meses que minhas fezes apresentam uma espécie de muco, nem sempre, mas aparentemente quando como de forma exagerada. Noto esse muco principalmente no momento de limpara, algo parecido com catarro uma cor bege. Isso tudo é normal? Segundo outros colegas sim, mas gostaria de seus comentários para sanar a duvida de mais pessoas.

  204. Sandra Says:

    Bom dia Dra, fiz a cirurgia há 1 semana e meia, estou ótima, o único problema é que eu estou com o intestino um preso, nos primeiros dias foi normal, fazem uns 4 dias que tenho mais dificuldade de evacuar, o que faço?, inclusive tenho bastante gases.

  205. Mariana Says:

    olá Renata ..
    Eu tirei a visicula faz 1 ano e meio, tive o problema muito cedo com 14 anos pela minha ma alimentação
    antes não sentia nada comia de tudo, desde o dia que sai do hospital como muita besteirta mais e melhorei meus abtos como frutas, legumes e verduras o que nãi fazia antigamente.
    eu sinto muitas dores de cabeça, e dores muito fortes na barriga que começam da boca do estomago, depois da cirurgia nunca amis fui ao médico..
    Tenho duas perguntas:
    É normal sentir dores comos as minhas?
    E depois que uma pessoa retira a visicula ela tem que ir de tempos em tempos ao médico?
    Espero que tire minha dúvidas .. Obrigada Reanata!

  206. Maria socorro santos da silva Says:

    Fiz cirugi de vesicula ha 30 dias sinto muita dor na cirugia. Não fiz esforço nenhum. Fui ao médico ele disse que é stres eñão passou nenhum remedio estou pior a cada dia é normal doer muito dias a cirugia?

  207. benedita raimunda dos santos lopes Says:

    fiz a cirurgia da vesicula ha 5 meses mas tem dois dias que sinto dores abdominais imcomodAS POIS HA TRES DIAS ATRAS COMI MUITO APERITIVO DE QUEIJO PARMESON E SALAMINHO E ACHO QUE NAO FEZ BEM A MINHA DIGESTAO O QUE DEVO FAZER

  208. Renata Merlino Says:

    Olá Diego,
    Os médicos costumam pedir 30 dias de repouso então creio que se está tudo bem contigo, se exercitar não haverá problemas.
    Obrigada a você pela visita!
    Renata

  209. Renata Merlino Says:

    Boa tarde Eduardo!
    Não, esse sintoma não é normal. Me parece mesmo com uma boa intolerância alimentar especialmente à glúten e que pode ter se agravado com a retirada da vesícula. Você precisa agendar com um nutricionista para investigar esse quadro mais a fundo.

  210. Renata Merlino Says:

    Boa tarde Sandra,
    Utilize lactobacilos acidófilos em cápsulas ou sachês. Você encontra nas farmácias grandes e também pela internet. No entanto, recomendo também rever a sua alimentação – de antemão, aumente o consumo de frutas e vegetais e reduza massas e laticínios.

  211. Renata Merlino Says:

    Olá Mariana,
    Essas dores não são normais e podem representar no mínimo uma má digestão que você precisa tratar com um nutricionista de preferência após passar com um gastro para investigar problemas mais sérios.
    Após a cirurgia da vesícula a pessoa precisar ir ao médico sempre que tiver sintomas como os seus.
    Se cuide ok?
    Um abraço,
    Renata

  212. Renata Merlino Says:

    Maria,
    Não é normal essas dores, busque uma segunda opinião médica.

  213. Renata Merlino Says:

    Benedita,
    Evite esses alimentos porque certamente te causarão problemas digestivos e busque um nutricionista para te ajudar com uma alimentação mais adequada.

  214. Adam silva Says:

    Gostaria de saber, com 3 meses comesei a jogar bola, to com 6 meses qi fiz a cirurgia de vesicula, bebo cerveja no fim d semana, como chrasco, é outras coisas mais e num sinto dor, isso é normal ou eu vou senti as consequencia mais la na frent fico grato.

  215. Denise Melo Says:

    Meu pai fez COLECISTECTOMIA há mais dois anos, e desde de então ele se sente mal com, absolutamente, tudo que come até mesmo uma maçã pode tirar um noite de sono,ele fez alguns exames e deu tudo normal, porém o mal estar após a alimentação permanece, ele diz que o mal estar e tão grande que a sensação que vai morrer. Isso é normal? O que posso fazer para ajudá-lo?

  216. Suzana M.da Silva Says:

    Boa tarde dra.Renata

    Fiz a retirada da vesícula a quase dois anos, após a retirada,confesso que nunca fiz uma dieta correta e balanceada como deveria ter feito,sinto dores insuportáveis mesmo,das quais irradiam para minhas costas e costelas,tenho um gastro que me acompanha desde o início,o que me pediu apenas foi uma endoscopia durante todo esse tempo,pois ele insiste em dizer que é devido a minha má alimentação,a pergunta que faço é: Se uma má alimentação pode causar tanto sofrimento??Pois nunca mais fui a mesma…Muitas dores,chego a ficar deprimida,será que não poderia até mesmo fazer outros exames para me certificar que o problema é digestivo apenas,ou não?
    Agradeço imensamente se me responder dra.Renata

  217. SUELY DE OLIVEIRA RODRIGUES Says:

    Oiiiiiiiiiiiiii! Dra Renata Merlino-Que bom que temos voce. Eu sou a Suely.
    Tenho 71 anos e comigo acontece tudo ao contrario dos assuntos postados aqui,a unica coincidencia e sobre a dor do lado direito. Fiz COLECISTECTOMIA, HA 5 ANOS.Hoje me encontro em periodos alternados de Diarreia e prisao de ventre.No caso da Diarreia ela tem cor de mostarda e as vezes verde.Minha pressao sobe sem que eu sinta, eu durmo bem sem remedios,a dor do lado direito atrapalha sempre, e meu peso aumentou muito 8Kg neste periodo.Tenho cuidado com comida gorduroso e sou ligada em carboidratos mas controlo.Tenho tireoide parcial por(cirurgia)
    A minha real afliçao e a dor e refluxo inesperado quando estou dormindo e acordo sentindo a garganta e o esofago queimando e um tipo de saliva que sobe e me parece super acida. Preciso saber o que posso comer porque ninguem perguntou o que podemos comer so o que nao podemos e preciso saber, Quero viver + de cem anos.Se me informar seu endereço em Sao Paulo vou ate ai em consulta com voce. Por favor aguardo.Nesta idade, Tenho que selecionar meus medicos e voce vai ser um deles. Um beijo e fique com Jesus. SUELY RODRIGUES. Daria pra me avisar que postou resposta pelo meu email! Ai eu entro no seu site INTELIGENCIA NUTRICIONAL-Unicos remedios que uso sao IOSARTANA 2x50mg e Puran137,5mg e como tenho uma discreta
    dosagem glicemia de jejum 126m, eu tomava Metiformina mas nao tomo mais. Cismei com este remedio e minhas amigas tambem.

  218. Eliane Oliveira Says:

    HOJE FAZ 54 DIAS QUE RETIREI A VESÍCULA, COMI CAMARÃO COM MOLHO, AÇAI E GOIABA, ESTOU SENTINDO DOR PARECIDO COM A CRISE , NA ALTURA DO ESTOMAGO, SÓ NÃO É COM A MESMA INTENSIDADE DAS CRISES QUANDO TINHA VESÍCULA, PENSEI QUE ESTAVA LIVRE DESSAS DORES. SERÁ QUE É POR CAUSA DO QUE VENHO COMENDO E QUANDO COMO PÃO COM MARGARINA MEXE MUITO COM MEU INTESTINO E O QUE DEVO TOMAR PRA ESSAS DORES PASSAREM , POIS BUSCOPAN NÃO ADIANTA. OBRIGADO DESDE JÁ.

  219. Cleber Alves Says:

    Fiz a COLECISTECTOMIA no dia 25/06/13, tem 6 dias de operado e tenho uma dúvida, não sou alcoólatra, mas gosto de beber umas cervejas no final de semana. Pergunta: a cerveja não tem gordura, ela pode me fazer mal, se a sua resposta for sim eu paro com as cervejinha daqui pra frente.

  220. Cleber Alves Says:

    Fiz a COLECISTECTOMIA no dia 25/06/13, tem 6 dias de operado, volto a trabalhar dia 10/06/13 e tenho umas dúvidas: Eu trabalho fora, almoço de segunda a sexta na rua (Restaurantes), e que de escolher pra almoçar quando voltar a trabalhar, que não me prejudique no momento (neste dia) e nem no futuro?

    Grato!

  221. Beatriz Cavé Rainho Says:

    Prezada Dra. Renata
    Fiz a Colecistectomia em 4 de fevereiro, até hoje tive somente 4 diarreias, três em dias que comi muito doce, gorduras e álcool, e a última após comer frango assado, fora isso não vou ao banheiro todos os dias.
    Estou com viagem marcada e tenho medo de ter diarreia, geralmente não faço abusos, antes de operar não conseguia parar de comer doces agora já emagreci 12 quilos, adorei o seu site pois vi muitas dicas, aguardo uma resposta, fique com Deus,

  222. Eliane Says:

    OLA!
    FIZ A COLECISTECTOMIA NO DIA 26/06/13,TENHO A MESMA DÚVIDA QUE O COLEGA CLEBER ALVES, QUANDO POSSO VOLTAR A TOMAR UMA CERVEJINHA NO FINAL DE SEMANA??
    DESDE JA OBRIGADA.

  223. Renata Merlino Says:

    Adam,
    É provável que você tenha consequências futuras sim mas a proporção do dano o que vai definir é sua genética.Se você não tivesse tido consequências com esses hábitos, não teria sido necessário retirar a vesícula, concorda? Sugiro que por prevenção você controle a quantidade que consome desse tipo de alimento.

  224. Renata Merlino Says:

    Denise,
    Não é normal essa situação com seu pai.Busque um nutricionista para adequar a alimentação dele em recorrência a esses sintomas e investigar melhor o que se passa. De antemão você já pode ajudá-lo com o uso de enzimas digestivas antes das refeições e lactobacilos 2x/dia se os sintomas forem de má digestão que incluem formação de gases, oscilações no funcionamento do intestino, dores no estômago e de cabeça, etc.

  225. Renata Merlino Says:

    Boa tarde Suzana,
    Esses sintomas podem sim ser devido a sua alimentação. A melhor forma de você identificar se o problema é apenas digestivo é tentando uma dieta adequada. Busque um nutricionista assim que possível.

  226. Renata Merlino Says:

    Olá Suely!!
    Pelos seus sintomas me parece que você sofre de síndrome do intestino irritável e intolerância a glúten e lactose. Por isso, precisa passar com um nutricionista para rever sua alimentação e investigar melhor esse quadro. Meu endereço está aqui mesmo no blog na aba de contato. Se puder vir, seria muito bom e poderia ajudá-la com certeza.
    Um beijo e fique com Deus também!

  227. marileide Says:

    boa noite!fiz a cirurgia dia 03/07/2013. estou me sentindo muito bem,sem dores,nem diarréia. só estou sentindo mais fome e estomago meio pesado,tipo saciado. gostaria de saber se é normal.obrigado!

  228. jack previatello Says:

    depois que retirei a vesicula n estou mi sentindo muito bem minha pressao esta baixa sinto que vou desmaiar sinto muitas ansias e tontura e as vezes o meu ponto inxa o que pode ser isso

  229. CLAUDIO CHIZOLINI Says:

    Há exatos 15dias retirei a visicula, creio que dei sorte pois ao contrario de algumas pessoas nao estou sentindo absolutamente nada, indo no banhei ro normal e sem dores e diarréia! !!!!!!!
    Com dois dias, pao com manteiga e mussarela e NADAAAA!!!!!
    Fritas batatas e mandioca no quiosque da praia no domingo passado…..NADAAAAA!!!!!!!
    MINHA PRIMEIRA FEIJOADA NA SEGUNDA 08/07/2013 (APENAS CARNE SECA E LINGUIÇA PAIO)naaaada!!!!!!!
    Minha esposa que retirou a visicula ha um ano ainda tem colocas se come algo mais gorduroso.

  230. Marcela Says:

    Boa Tarde Dra. Renata.

    Primeiramente, Parabéns pelo site.
    Opero na próxima segunda-feira (15.07). Descobri a pedra na vesícula em dezembro de 2012.
    Sempre tive uma vida bem agitada, sempre abusei realmente nas besteirinhas. Mas por outro lado,
    amo correr, estava correndo 7 km por dia antes de descobrir as pedras na vesícula.
    Quando tive a primeira crise e descobri através de exames, tentei correr e não consegui, sentia dor abdominal.Sempre falei isso para o meu medico, ele disse que não atrapalharia. Mas, mesmo ele afirmando isso por diversas vezes, eu tentava, mas dor sentia. Isso é normal?
    Estou a meses sem conseguir correr, e como a minha cirurgia é no dia 15.07, confesso que estou ansiosa para voltar as minha corridinhas.
    Por dois motivos, ganhei 8 quilos nesses últimos meses e eu amo correr.
    E lendo alguns relatos, estou com muito medo de engordar mais ainda.
    Quanto tempo mais ou menos para voltas as atividades?
    Corro risco de engordar mesmo fazendo a dieta pôs cirurgia?

    Grande Beijo
    Muita Luz a ti e sua Familia.

  231. Vivian Says:

    Olá Dra. Renata, fiz um ultra-som de rotina e apesar de nao sentir nenhum desconforto ou dores, foi descoberto que estou com pedras na visicula e o medico indicou a remoção da mesma. Gostaria de saber se nao há uma alternativa com tratamento ao invés da cirurgia. Grata.

  232. Mônica Says:

    Olá, quem retirou a vesícula pode complementar uma dieta de emagrecimento tomando chá ou capsulas de alcachofra?
    Obrigada.

  233. Glauco Rocha Says:

    Ola, boa tarde,

    Fiz minha cirurgia dia 12 de Julho, por tanto, tem 4 dias. Tenho seguido a dieta do meu medico, mas sinto a barriga inchada, minha digestão e muito lenta e qualquer coisa que como tenho gastura durante o dia (boca salivando muito) isso é normal?

  234. Diana Fonsêca Says:

    Oi Dra. Renata,
    Por favor, dê-me uma luz.
    Fiz a retirada da vesícula há uns 03 anos. De lá prá cá, pouca queixa. Mas, desde sábado, tudo o que como leva-me ao banheiro. Estou sentindo-me fraca, até sem condições de ir ao médico. Pensei que banana fosse bom prá prender, mas nem isso… Preciso alimentar-me, embora tudo me deixe com a sensação de cheia. Ajude-me.
    Grata, Deus te abençoe.
    Diana

  235. Renata Merlino Says:

    Eliane,
    Com a retirada da vesícula, a sua digestão tende a ser mais difícil, especialmente em relação a gorduras e comidas mais pesadas. Sugiro acompanhamento com nutricionista para te ajudar a montar um plano alimentar que previna essas dores. No mais, evite esses alimentos que te fazem mal que a dores vão passar.

  236. Renata Merlino Says:

    Cleber,
    A bebida alcóolica pode sim te fazer mal devido ao álcool que terá que ser metabolizado no fígado também. No entanto, busque um nutricionista para te ajudar a verificar quais alimentos podem te fazer mal ou bem e como adequar isso na sua rotina, ok?
    Um abraço,
    Renata

  237. Renata Merlino Says:

    Beatriz,
    Para não ter diarréias sugiro que você leve contigo enzimas digestivas para consumir antes das refeições e evite abusar na quantidade desses alimentos que são difíceis para você digerir.
    Obrigada pela visita e fique com Deus também!
    Renata

  238. Renata Merlino Says:

    Eliane,
    Você vai precisar observar qual o efeito do álcool no seu corpo agora que está sem a vesícula.Sugiro começar com quantidades bem pequenas e se possível evitar o consumo de álcool.
    Obrigada pela visita!
    Renata

  239. Renata Merlino Says:

    Marileide bom dia!
    Sentir o estômago pesado é devido a uma digestão um pouco mais dificultada devido a retirada da vesícula.Nesse caso é normal mas é provável que você não possa comer as mesmas coisinhas de antes da cirurgia.Busque acompanhamento profissional.
    Obrigada pela visita,
    Renata

  240. João Says:

    Dr,Renata,
    Está marcado retirada da vesícula para o final deste mês 24/07,porém atualmente tenho tido muita diarreia,enjoo e tonteiras,ou seja antes da retirada da vesícula. Será que há possibilidades desses sintomas aumentarem após a cirurgia,principalmente a diarreia?
    Tenho tido tanta diarreia que emagreci 5 kg devido a pedra na vesícula.
    Muito obrigado pela atenção.

  241. Renata Merlino Says:

    Marcela, seja bem-vinda!
    Após a cirurgia os médicos costumam pedir 30 dias de repouso.
    Quanto ao peso, é possivel que seja mais fácil pra ganhar como você pode ver outras pessoas relatando isso. Mas não é regra. Busque ajuda profissional.
    Um abração e espero que esteja bem!
    Renata

  242. Renata Merlino Says:

    Olá Vivian!
    Para a remoção das pedras não conheço outra alternativa. Mas já ví médicos sugerirem para algumas pessoas conviverem com as pedras, sem tirá-las. Se tiver dúvidas, busque outra opinião médica.

  243. Renata Merlino Says:

    Mônica, olá!
    Pode sim, sem problemas.

  244. Renata Merlino Says:

    Boa noite Glauco,
    Pode acontecer com algumas pessoas sim. Isso é má digestão. Provavelmente, a dieta do médico não é a mais adequada para você. Busque um profissional nutricionista.

  245. Renata Merlino Says:

    Olá Diana,
    Você precisar de uma consulta com nutricionista para investigar o seu caso e buscar a causa dessa diarréia. Provavelmente sua dieta precisa ser alterada e o uso de lactobacilos e enzimas digestivas podem ajudar. Na dieta, evite de antemão, o trigo, os lacteos e o açúcar.
    Deus a abençoe em dobro.
    Renata

  246. Luciana Farias Says:

    Olá Renata fiz a cirurgia da retirada da vesicula tem 14 dias, quando fiz o exame o resultado apontou as pedras na vesicula porem quando foi retira as enfermeiras me disse q n tinha pedra e sim “barro”(bem estranho)mas enfim, me passaram a dieta de 1 mês comidas leves sem gorduras e frituras mas eu amo chocolate sera q se eu comer só um pouco irá me fazer mal tanto agora como futuramente? ou é melhor eu esperar 1 mês para acrescentar chocolate na minha dieta?
    obrigada desde já;
    Luciana

  247. Lucia Says:

    Ola fiz uma cirurgia de retirada da vizicula a 14 anos e agora estou sentindo muitas dores na minha operação , quando ando agacho ou tento puxar um pouco a respiraçao sinto muita dor e tenho uma érnia umbilical o que pode estar acontecendo. depois da operação engordei mais de 30 kilos me ajude poe favor.
    Lucia

  248. Andréa Says:

    Olá Renata….fiz a colecistectomia há 1 ano, apresento ainda em alguns momentos diarréias…mas agora….estou Muiiito preocupada por que o xixi fica muito escuro quando como algo gorduroso ou massas….Tem haver com a cirurgia…Estou desesperada!

  249. Lara Says:

    Oi Renata. Adorei esta pagina. Há 50 dias fiz a cirurgia de retirada de vesícula. Meu organismo esta demorando a se adaptar. Ainda tenho gases que me incomodam. Também a minha digestão não esta das melhores. Tem dias que tenho diarreia, as quais me fazem muito mal, pois me sinto fraca quando acontecem. Fui a uma nutricionista e estou descobrindo o que me faz mal. Gostaria de saber se estes sintomas são normais depois de quase 2 meses da cirurgia, quanto tempo demora para a recuperação total e se um dia poderei retornar a minha alimentação normal. Muito obrigada. O seu site e muito bom para aqueles que se encontram nesta situação.

  250. rodolfo Says:

    ola após a operação da visicula minha língua queima pode ter alguma coisa relacionada?

  251. Renata Merlino Says:

    Desconheço a relação Rodolfo, busque um médico da sua confiança pra investigar esse caso especialmente se vier associado de outros sintomas.

  252. Renata Merlino Says:

    Olá Lara,
    Bem-vinda e obrigada!
    Existem pessoas que nunca se curam totalmente desse tipo de sintomas e outras nem os tem. Cada organismo responde de uma maneira por tempo indeterminado. Se você está indo na nutricionista, ela melhor do que ninguém pode ajudá-la a descobrir como melhorar. Em consultório eu avalio as condições digestivas dos pacientes e indico quais produtos e alimentação vão atuar nesse quadro. Não deixe de utilizar enzimas digestivas e lactobacilos.
    Um abraço,
    Renata

  253. Renata Merlino Says:

    Olá Andrea,
    Acho difícil que esse sintoma tenha relação direta com a cirurgia de um ano atrás. Na verdade pode ser um sintoma novo de um problema novo. Busque orientação médica.

  254. Renata Merlino Says:

    Olá Lucia,
    Busque um médico o quanto antes para fazer exames e verificar o que está ocorrendo nesse local da cirurgia! Depois, busque a nutrição para ajudá-la a investigar as causas do ganho de peso. Não deixe de se cuidar.

  255. Renata Merlino Says:

    Olá Luciana,
    Se você tem um certo vício no chocolate a ponto de não conseguir ficar sem ele, essa é a verdadeira causa do seu problema. A gordura do chocolate pode te fazer mal sim, esse barro na vesícula pode vir a piorar, portanto, não deixe de se cuidar.

  256. Renata Merlino Says:

    João,
    Esses sintomas podem piorar ou não, vamos ter que esperar!
    Você já deve ter feito a cirurgia, então como tem passado?

  257. Geny da M da Silva Says:

    RENATA BOA NOITE,COMO FAÇO PARA CONVERSSAR COM VOCE POR E-MAIL GRATA PELA ATENÇAO

  258. Renata Merlino Says:

    Olá Geny, pode me escrever no endereço renata@inteligencianutricional.com.br

  259. Geny da M da Silva Says:

    ola Renata boa tarde naum consigo falar com voce mas te agradeço pela sua atençao de ter me respondido olha no face solicitei tua amizade tentei todos os numeros de teu telefone preciso lhe falar abçs fca COM DEUS e mais uma ves obgd.

  260. natalia viana Says:

    ola tenho 1 mes e duas semanas que retirei a visicula , sinto um pouco de dor na primeira cicatriz de cima geralmente quando tenho movimentos bruscos com a barriga gostaria de saber se e normal….

  261. marcio silva Says:

    Boa noite doutora Renata Merlino! Parabéns pelo site, muito bom mesmo! Fiz a cirurgia a 1 ano, ainda sinto dores no local da vesícula, é normal?
    E com relação a exercícios de academia tem alguma restrição?

  262. mayara Says:

    Olá Dr. Renata!
    Bom, eu operei a pouco mais de 1 ano e meio, e percebo que sinto um pouco de dor de barriga [no começo tinha diarreia, agora sinto essa "dor na barriga"] sempre que tomo café com leite, ou mesmo o café puro[que são alimentos que eu consumo todos os dias]. Isso é normal?
    Obrigado desde já!

  263. Renata Merlino Says:

    Natalia,
    Essas dores costumam ser normais sim mas se piorar busque seu médico para investigar, não fique na dúvida ok?

  264. Renata Merlino Says:

    Marcio, respondi a você por email, recebeu?

  265. Renata Merlino Says:

    Olá Mayara!
    É normal sim porque esses alimentos são difíceis de digerir e no caso do café o que piora é que ele prejudica as paredes do estômago por ser muito ácido. Cuide pra não virar uma gastrite!

  266. Solange Says:

    Bom dia dr. Renata
    Retirei minha vesicula a 11 meses, junto o dr. Marcio tirou um linfonodo que tambem foi pra biobsia que que mostrou reacional…Mas de uns 4meses pra ca tenho sentido muitas dores do lado direito do abdomem que se estende para as costas as vezes a dor é tão forte que me joga na cama com desespero estou muito mais gorda a brriga sempre inchada as vezes sinto que tem mais alguma coisa ali proximo ao meu figado do lado do corte da cirurgia que foi aquele corte vertical com 18 pontos pouco abaixo dele sinto muita dor estou desde fevereiro aguardando o posto de saude marcar uma endoscopia, e uma ultrasson das vias urinarias mas eu tenho a impressão que não seja pedra nos rins pois não tenho problemas para urinar e minhas dores são muito proximas da parte de baixo do meu figado as vezes sinto um pequeno caroço como se fosse um grão de feijão nessa região…O que a dra. me sugere….por favor me ajude….estou tomando remedios demais por conta propria pois não consigo ter dias normais com dores que tanto me incomodam, tenho que estar bem para cuidar de meus filhos…

  267. Solange Says:

    Bom dia dra..
    Muito bom e esclarecedor o teu site.
    Tirei a vesicula dia 20..hj faz 5 dias..ate agora esta tudo bem..
    Mas tem uma coisa me incomodando muito..o sabor de alguns Alimentos mudou..por exemplo..o gosto do cafe ta horrivel…
    Eh normal a mudança do sabor na boca?
    Desde ja obrigada pela resposta..

  268. João Says:

    Dr, Renata,
    Obrigado pela resposta.Após retirada da vesícula não tive enjoo e nem tonteiras,porém continuo com diarreia,vou ao banheiro pelo menos 5 vezes por dia.Fiz colonoscopia em 17/08,foi retirado um polipo,(lado esquerdo),sinto um tipo de inflamação do lado direito,(intestino grosso).Na colonoscopia não foi verificado nada de anormal.
    Conforme aumenta a dor a diarreia também aumenta.Você poderia fazer alguma indicação.
    obrigado,
    João.

  269. Solange Says:

    Boa noite..
    Eu gostaria de saber se o paladar muda com a cirurgia de retirada da vesicula porque o cafe nao eh mais o mesmo..
    Desde ja obrigada

  270. Josiane Says:

    Olá Dra.Renata,fiz a cirurgia da vesícula em abril 2013 e depois tive que tratar uma bactéria descoberta no estômago, mas agora ao final do tratamento comecei com uma diarreia e as vezes só um muco de cheiro forte com granulado transparente com fios avermelhado parecendo sangue em mais de 2 vezes ao dia.O que poderia me dizer sobre isto? Estou muito assustada.Obrigada.

  271. Marciana Says:

    Renata, eu fiz uma cirurgia de vesícula e engordei 22kl, e agora não consigo emagrecer,tenho muita dificuldade. Antes eu tinha uma facilidade muito grande para emagrecer. Faço academia e controlo a alimentação, mesmo assim não consigo perder peso. O que devo fazer?
    Faz dois anos que operei.

  272. Maria T. Says:

    Olá.Fiz a cirurgia para retirada da vesícula há 20 dias. A dieta está normal. Tive uma indisposição estomacal, vômito e forte dor de cabeça uns dez dias após a cirurgia e depois fiquei bem. Agora sinto um gosto horrível na boca a ponto de não sentir o gosto da comida. Chega a ser nojento. Até água fica muito ruim. Da mesma forma acontece com o cheiro. Só sinto o mesmo cheiro nojento em tudo, tanto na comida quanto em todas as outras coisas, inclusive meu perfume,que antes era muito bom. Isso é passageiro? Tem remédio? Agradeço desde já a atenção.

  273. REGINA Says:

    OLÁ,
    FIZ CIRURGIA DE RETIRADA DA VESICULA HÁ 1 ANO E APÓS ISSO, MESMO MANTENDO UMA ROTINA DE EXERCICIOS, ENGORDO COM FACILIDADE. POR NÃO TER A VESICULA PARA ARMAZENAR A BILE, POSSO COLOCAR NO MEU CARDAPIO CAPSULAS DE ALCACHOFRA?
    MTO OBRIGADA

  274. Giselle N Says:

    Boa noite Dra. Preciso de ajuda. Minha avó retirou a vesícula há 15 dias. Até ontem estava bem, um pouco de diarréia, mas considero normal. Ontem sentiu uma dor forte no abdomem irradiando para costela direita e para as costas. Ela achou que fosse morrer de tao forte. Tem tomado lustral e omeprazol. O que vc acha dessa dor? O médico dela é só daqui há 1 semana. Aonde estamos nao temos acesso a medicos. Achas que é grave? Obrigada.

  275. Renata Merlino Says:

    Giselle essa dor da sua vó me parece ser do fígado e até que chega a ser comum porque muita gente se queixa. Não posso te dizer se é grave ou não porque não tenho como saber o que ela tem somente por esses dados. No entanto, se a dor passou com esses medicamentos, eu creio que não seja algo gravíssimo. Se ver que continua, leve-a ao pronto atendimento, não deixe piorar ok? No mais, oriente-a quanto a alimentação leve porque algumas pessoas sofrem com má digestão considerável depois da cirurgia da vesícula.

  276. Giselle N Says:

    Obrigada pela atenção dispensada. Abraço.

  277. Alexandra Says:

    OLá, fiz a retirada da visicula há 1 ano e 4 meses, tenho diarreia quase todos os dias( dependendo do que como) e agora sinto dores na região da barriga e fortes cólicas, isso tem a ver com a retirada da vesícula.

    Muito obrigada!

  278. Michele Says:

    Dra. Bom dia!
    Tenho hipotireoidismo, tomo puran T4 de 200mg. Sinto todos os sintomas da hipo e vou tirar a vesícula no final de Janeiro. Já tenho problemas com obesidade. Não me alimento constantemente pq não sinto fome, mas mesmo assim não emagreço. Estou com muitas dores e na endoscopia deu gastrite corrosiva moderada, tudo o q como dói.não vejo a hr de tirar a vesícula. Como devo me comportar antes e depois da cirurgia? Vc atende convênio? Mto obrigada.

  279. Fabricia Says:

    Olá! Dra. Renata
    Fiz colecistectomia a 5 dias, senti muitas dores nas costas, ontem no quarto dia sennti forte dor de cabeça, e uma sensaçao estranha nos braços e nas pernas…e estranho uma mal estar com dor , isso e normal? Estou.tomando dipirona, tenho sensaçao de estar sempre.cheiao, e.essa dor na regiao da cirurgia e normal em 5 dias , qual o prazo parra passar? Ah esqueci de dizer que senti dor ade xabeça apos tomar um lafto purga paraconstipaçao pois nao evacuava a dias.

  280. Silene Says:

    Bom dia!Para quem fez a retirada da vesícula por vídeo há 8 dias,quando poderá voltar às atividades físicas como fazer caminhada,viagem dirigindo,sexo e quanto à alimentação, quais os alimentos permitidos? Obrigada!

  281. sandra Says:

    Bom noite Dra. Renata
    Fiz a retirada da vesícula a 8 dias , estou me recuperando bem, gostaria de saber em quando tempo vou poder voltar as atividades normais e quando tempo vou te que ficar de dieta e ser eu posso comer peixe e camarão.

  282. Vívian Lobo Says:

    Olá, fiz a retirada da vesícula, porém antes disso algumas pedras saíram e se posicionaram no duto biliar, o que causou uma enorme dor, fui internada e após exames realizarem uma CPRE para desobstruir o duto, mas depois desse procedimento tive uma pancreatite aguda, dores horríveis. Após alguns cinco dias em tratamento realizei a cirurgia para retirada. Quanto à recuperacao física e a dieta, são os mesmo cuidados para os dois casos. A pancreatite pode voltar? Posso voltar a ter cálculos ? Tudo de bom a todos nesta situação. Obrigada.

  283. Larissa Says:

    Olá! Eu fiz a cirurgia de retirada da visicula por vídeo faz 3 dias, mas desde o 1 tenho ido ao banheiro com uma grande frequência, cada vez que eu como eu vou ao banheiro, e o que saí é uma espécie de diarreia, porém bem amarela, quase laranja e sem cheiro. Por que será?? E o que é isso??? É normal???

  284. maria glaucia Says:

    também retirei a vesícula faz dois dias estou me sentido mto bem espero continuar assim.

  285. Enely Says:

    Renata,fiz uma cirurgia de vesícula há um mês, posso está fazendo o exame de endoscopia.
    Por favor responda para meu e-mail

  286. Reginaldo Says:

    Ola
    Fiz uma cirurgiacde retirada das vesicula e o medio apos a cirurgia disse que posso comer tudo exceto alimentos gordurosos. Fiquei meio na duvida pois de dieta so foi orientado isso. Deste dia em diante tenho evitado alimentos gordurosos e como frango grelhado e arroz somente. As vezes como uma maçã e como mingau de aveia. Tomo também as vezes H2O e água. Tenho mania de comer Biscoito de Maisena e leite desnatado também. Não sei se posso comer estas coisas ou quais alimentos posso comer. Do dia da cirurgia em diante so tom leite desnt. Pode me dar uma orientação ou uma dica. Tenho receio de comer algo que me faça mal. So para acrescentar uso adoçante antes mesmo da cirurgia e continuo

  287. Luciana Teixeira Says:

    Ola bom dia então fiz a cirurgia de retirada de vesícula [a 15 dias mas estou sentindo queimação no estomago e esta noite não dormi senti o meu estomago treme sabe pq também comi esfilha aberta e tomei suco de caixinha quero saber o porque que sinto extremesser e sinto e refluxo das coisas que como e sinto dores no pé da barriga gazes esta dificil sair ir no banheiro eu só consigo quando como mamão e não estou com diarreia o que devo fazer quando estava com a vesicula tomei pela a vida td alcachofra tenho que volta a tomar .

  288. Rogério Says:

    Olá.
    Renata, a 4 anos atrás minha vesícula “estourou”, o que resultou em septicemia e pancreatite.
    Precisaram remover parte do meu fígado devido a uma contaminação na camada externa, e também foi preciso realizar derivação de alça intestinal devido a uma fístula. Hoje tenho razoável qualidade de vida, preciso tomar cuidado com laticínios mas nem tanto com carne e cerveja.
    Ocorre que tenho notado um aumento gradativo no índice de bilirrubina indireta, chegando atualmente a 1.16, sendo que a direta está em 0,32. Isso pode ser indicativo de problemas no fígado ou obstrução da derivação por calcificação? Estou preocupado…Agradeceria sua opinião ou sugestão.

  289. Marcelo Says:

    Olá, bom dia!
    Fiz a colecistectomia ha 5meses. Em um prazo de de 7 meses em que eu fiquei esperando pela cirurgia, realizei a cirurgia e pos cirurgia eu emagreci 15 kg. Estou sofrendo e ainda tenho um pouco de dor na região da cirurgia. É normal tudo isso?
    Obrigado pela atenção

  290. Mariane Says:

    Fiz uma cirurgia de vesicula em julho de 2013 , depois da cirurgia sinto muita tontura , mal-estar e gazes , e normal esses sintomas apos a retirada de vesicula ???

  291. Jeane Says:

    Olá, Dra. Renata!
    Fiz retirada da vesícula no último dia 17, estou me sentindo bem e comendo praticamente de tudo, sinto apenas uma leve dor no lado direito, principalmente ao andar, levantar e tossir. Estou preocupada em ganhar mais peso, pois nunca fui magra e engordei ainda mais depois dos cálculos biliares. Preciso emagrecer… Tem alguma dieta específica para se perder peso após a colecistectomia? Grata desde já!

  292. luciane alves Says:

    Oi fiz a cirurgia de colecistectomia ha 10 dias, mas estou sofrendo muito porque tive crise de artrose na coluna e fiquei internada 9 dias e estou fazendo a dieta certinho pois quero sarar logo e sinto muita dor na região da barriga. É normal tudo isso? e quando posso voltat a ter relações sexuais ja que sou casada, e quando posso voltar as atividades normais ja que sou professora e preciso cuidar da casa.
    Obrigado pela atenção, me responda por favor

  293. Wanderli Fernandes Says:

    então retirei minha vesicula dia 09/01/2014 e td que como eu fico com a boca amarga tenho muita dor de barriga as vezes tambem enjoo isso é automatico , isso é norma o devo fazer mesmo não comendo gordura a boca fica amarga…

  294. Sirlei Teixeira Says:

    Olá doutora,fiz a retirada da visicula dia 26/02/2014
    no dia seguinte tive alta fui pra casa e me sentia bem,no dia 28 me senti muito mal,sensação de desmaio,pressão 15 por 10 as pernas e os braços tremulos e moles isso é normal??

    obrigada.

  295. Sirlei Teixeira Says:

    Será que poderia deixar uma dieta,aqui para nós pacientes que retiramos a visícula??obrigada

  296. Queila cristina Says:

    Boa tarde, faz 12 dia que fiz a cirurgia. Meu medico falou que eu poderia comer de tudo,
    Fiquei supreza ao saber que ele estava errado. Fiz bastante esforço, como limpa a casa, pega balde com água. Minha cirurgia foi a video, obrigada.

  297. Queila cristina Says:

    Será que estes esforço ira me fazer mal?

  298. samira Says:

    ola eu sou a samira fui operada a 5 dias entrei no dia 8 de Março e sai a 12 de Março mas fiquei desiludida porque vejo q quem retira a vesícula nao volta a uma vida normal segundo as reclamações que leio… Será que existe alguém que tenha uma vida normal? e é feliz?

  299. Rosana Says:

    Obrigada por esse site ter alertado, vou desmarcar a minha cirurgia para tirar a vesícula!

    Com tanta desgraça descrita aqui é melhor conviver com ela enquanto puder!!!

    Nunca imaginei que pudesse ter tantos sintomas horriveis juntos.

    Não tenho sintoma algum e se tirar corro o risco de ter esse monte de problemas… vou adotar uma dieta mais leve na alimentação e tocar o barco.

    Obrigada pelo alerta!

  300. Alessandra Lima Says:

    Graça e paz. Fiz a cirurgia de retirada da vesícula há quase 5 meses, e ultimamente tenho tido crises terríveis de dores acima do estômago irradiando pras costas, são dores insuportáveis quase desmaio, a última vez até vomitei e meus olhos incharam. Tenho medo de ficar sozinha e ter uma crise dessas, o q pode ser? minha alimentação té bem leve. Fiz exames laboratoriais o Gama GT deu 164 e o ALT 74, tem alguma relação com a falta de vesícula? obg.

  301. Christiani Leite Says:

    Fiz a minha cirurgia por vídeo há uma semana e não sinto dor alguma, como legumes e frutas e esqueço de verduras porque tenho medo r não sei se devo e qual comer pois sinto que estou com prisão de ventre e estou com um certo receio quanto isso. Queria saber se isso é normal ou o que fazer. Obrigada

  302. Camila Says:

    Olá, fui diagnosticada com imagem nodular ecogenica movel, sem sobra acustica posterior…
    podendo ser calculo ou lama biliar ou polipo…
    Repeti o ultrassom e deu colelitiase.
    Fui indica para cirurgia de retirada da vesicula.
    Não sinto nada, exceto quando me alimento com coisas gordurosas aí sinto gases, dor e diarreia, logo em seguida passa…

    Se eu não retirar a vesicula corro algum risco?
    Não seria melhor mudar a alimentação?
    É possível que essas pedras (calculo ou lama biliar ou polipo) desapareçam?
    Minha alimentação sempre foi rica em laticínios e ultimamente ingeri muitos alimentos gordurosos, esse será o motivo do problema?

    Obrigada!

  303. márcia Says:

    boa noite…tenho uma duvida fiz a retirada da vesicula e meu medico me deu trinta dias de atestado. eo suficiente para mim voltar a trabalhar? sou auxiliar de limpeza e faço muito esforço. tenho medo acontecer alguma coisa com a minha cirugia. me responda essa minha duvida por favor.

  304. Alessandra Machuca Says:

    Olá Renata, fiz a cirurgia da vesícula a 10 anos, sinto inchaço no abdome as vezes, tenho náuseas de madrugada quando eu como carne vermelha durante o dia. Gostaria de saber se é normal acontecer isso?

    Desde já agradeço a atenção.

  305. luiz carlos Says:

    ola gostaria muito de uma informação fis duas cirurgia. retirei a visicula e hernia de hiato deis de então todo o alimento que como tenho fortes cólicas e diarreia estou perdendo peso e me sinto mito fraco como devo trata e qual o especialista a procura me ajude

  306. Renata Merlino Says:

    Luiz,
    Busque um nutricionista o mais breve! se possível venha até meu consultório!

  307. Renata Merlino Says:

    Olá Alessandra!
    é um sintoma bem comum para sua cirurgia. sugiro evitar carne vermelha especialmente em grandes quantias e faça uso de enzimas digestivas e capsulas de alcachofra antes de comer, principalmente à noite!

  308. Renata Merlino Says:

    Márcia, esse é um prazo bom sim para exercícios mais intensos. Qualquer dor diferente busque seu médico.

  309. Renata Merlino Says:

    Olá Camila!
    Elas não desaparecem mas já vi pessoas controlarem sim com mudanças na alimentação evitando assim a cirurgia. Mas se não houver mudanças nos hábitos alimentares, o problema pode se agravar seriamente! Te sugiro mais de uma opinião médica pra checar qual o tamanho do risco que vc corre sem a cirurgia.

  310. Renata Merlino Says:

    Christiani, o melhor profissional pra te orientar nisso são os nutricionistas! se puder e quiser, venha até meu consultório!

  311. Renata Merlino Says:

    Alessandra, esses sintomas podem ser de origem hepática, busque o médico o quanto antes. Com a falta da vesícula, pode mos dizer que o fígado “sofre” um pouco mais pra funcionar com a mesma eficiência.

  312. Renata Merlino Says:

    Samira, é possível ficar bem sim, tudo depende dos seus hábitos alimentares e das orientações que receber!

  313. Renata Merlino Says:

    Sirlei, em breve coloco sim! ;)

  314. Renata Merlino Says:

    Mariane, não é normal mas é relativamente comum os seus sintomas pós colecistec. No entanto, se for bem orientada nutricionalmente isso melhora bem. Se puder venha até meu consultório.

  315. Renata Merlino Says:

    Rogério,
    Esse aumento da bilirrubina pode ser indicativo de algo no fígado derivado ou não da cirurgia. Porém já vi pessoas com esse aumento e não ter nada a ver com a vesícula também. No nível que está não me preocuparia mas investigaria a causa disso sim. Se puder, venha até meu consultório pra falarmos melhor a respeito e pedir alguns exames.

  316. Renata Merlino Says:

    Larissa, é comum esse tipo de sintomas. Experimente usar comprimidos de Chlorella e busque ajuda nutricional!

  317. Cintia Says:

    Fiz a colecistectomia exatamente há 1 ano atrás. Na época antes e depois perdi 10 kg…fiz uma dieta com restrições de embutidos,refrigerantes,queijos amarelos por 3 meses, depois voltei a comer de tudo…tentando reduzir a quantidade de gordura, mas nem sempre, pois não sou eu que cozinho o que fica mais difícil. Hj estou de volta com os 10 kg perdidos…sinto constantes desconfortos (dor aos movimentos e ao toque) na região direita próximo ao estômago (onde um dos furos é feito na cirurgia)e também na mesma direção nas costas…sinto algumas fisgadas em baixo do seio direito…é normal? Vou ao banheiro de 2 em dois dias apesar de comer de tudo, é normal? Agora peguei a dieta que a nutricionista havia passado antes da cirurgia e recomecei, mas estas inclui lacticinios e carnes…Ajude-me com suas orientações

  318. renata Says:

    oi, meu nome é renata, tenho 23 anos e peso 78 quilos

    por favor preciso da sua ajuda para perda de peso, em setembro de 2010 tive pedra na vesícula, e precisei retirar a mesma.
    com isso ganhei quase 20 quilos nesse período. como faço para emagrecer nessa situação. ja fiz dietas, exercícios, cademia e caminhadas. mas nada funcionou

  319. SUELY RUCKERT Says:

    TENHO DIARREIA HA MAIS DE 5 ANOS , JA FIZ A RETITADA DA VISICULA, FIZ 4 COLONOSCOPIA E NAO TENHO NADA , SERA QUE E PORQUE TIREI A VISICULA.

  320. magda loeci Says:

    Fiz a colecistectomia exatamente há 9 dias pois tenho muita dor no estomago ao comer,as vezes esta dor irradia pra baixo da costela do lado direito uma dor fincada,um peço na cabeça com tonturas,dor nas costas,azia e uma tosse seca,a tosse e desda hora que fiz a cirurgia isto e normal?
    obs:tirei 73 pedras pequenas pois não me incomodava nada apesar da quantidade mais agora ta horivel a dor

  321. dulcileide Says:

    fiz essa cirurgia a 10 meses estava indo tudo bem agora estou com serias dificuldades pra fazer a digestao nao sei o que fazer falar no ganho de peso asustador e vira e mexe diarreia me de uma luz porfavo

  322. E. Cláudio Says:

    Prezada Dra. Renata;
    Desenvolvi pedras na vesícula provavelmente devido ao stress constante de meu ambiente de trabalho. Outros dois colegas também tiveram o mesmo problema antes de mim. Ambos faleceram disso. Eu, perdi a minha, mas sobrevivi. Entretanto tenho lido coisas assustadoras. Uma delas é sobre o câncer no pâncreas. É verdade que a colecistectomia pode resultar em câncer no pâncreas? Qual a probabilidade disso acontecer numa pessoa com 50 anos ou mais? Outra preocupação é que quando removeram a minha, fizeram um furo na valvula do colédoco com um laser . Daí para frente, se não houver fluxo hepático contínuo pode haver uma infecção ascendente oriunda do intestino. Isso é verdade? Fora isso o desconforto das desinterias é enorme. Não posso sair para caminhar, tenho de estar perto de um banheiro num raio de no máximo 50 metros. Como rodo muito em estradas, meu carro, fatalmente também virou meu banheiro assim como sacolas de supermercado viraram meu sanitário (hilário e terrível). Que fazer? Loperamida direto ou comer mais açucar? Percebo que o consumo de açucar reduz a incidência de diarréias. Mas que riscos pode acarretar ao fígado ou ao pâncreas o consumo de açucar sem a vesícula?
    Ficarei muito agradecido pelos seus esclarecimentos.
    Cordialmente.
    E. Cláudio Neiva

  323. Hamilton Galdino da Silva Says:

    Boa noite Renata, tudo bom?
    Estou prestes a realizar a colecistectomia, pois, tive uma pedra de 11 mm diagnosticada no US. Gostaria de saber se é possível, que após cirurgia, não ocorra nenhum dos sintomas relatados por essas pessoas em sua página? Ou se há alguma forma de se evitar esses sintomas? Obrigado.
    Hamilton Galdino

  324. Nelson Says:

    inertial@lumber.mary” rel=”nofollow”>.…

    ñïñ!…

  325. randy Says:

    unsinkable@physics.required” rel=”nofollow”>.…

    good!!…

  326. jeremy Says:

    unavailable@scissoring.ray” rel=”nofollow”>.…

    благодарен!!…

  327. Milton Says:

    disallowed@pozzatti.maximums” rel=”nofollow”>.…

    thanks!…

  328. Nicholas Says:

    los@bulked.furor” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info!…

  329. Kent Says:

    colorless@buttons.benington” rel=”nofollow”>.…

    thanks for information….

  330. mark Says:

    misrepresentations@urich.surveillance” rel=”nofollow”>.…

    thank you!…

  331. Rick Says:

    namely@regeneration.sanderson” rel=”nofollow”>.…

    tnx for info….

  332. maria aparecida de carvalho Says:

    Tirei a vesícula há 10 anos e não tenho intolerância a nenhum alimento, nada me faz mal, mesmo assim preciso evitar determinados alimentos ou possi comer já que não me fazem mal, o único sintoma que tenho é que vou ao banheiro fazer o 2 umas 4 x dia e consistência bem mole e com cor de bilirrubina… isso é normal?

Deixe um comentário